Curso de Engenharia da USS recebe nota quatro do MEC

0

Após avaliação in loco realizada pelos técnicos do Ministério da Educação (MEC) ao curso de Engenharia Química da Universidade Severino Sombra (USS), o curso foi avaliado com nota quatro nos seguintes Indicadores de Qualidade: Apoio ao discente; ações decorrentes dos processos de avaliação do curso; número de vagas; experiência profissional; de magistério superior e de gestão acadêmica do coordenador; regime de trabalho do coordenador do curso; titulação do corpo docente; regime de trabalho do corpo docente; experiência de magistério superior; funcionamento do colegiado; espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; acesso dos alunos a equipamentos de informática; bibliografia básica; complementar e periódicos especializados e laboratórios didáticos especializados.

Os avaliadores consideraram a excelência do corpo docente do curso de Engenharia Química da USS, composto por 85% de mestres e doutores, com máxima dedicação, além da experiência profissional do coordenador, o que assegura a excelente formação profissional dos futuros engenheiros químicos.

O apoio ao discente ganhou nota máxima graças à sua política de apoio psicopedagógico, inclusão social e acessibilidade, concessão de bolsas etc. Além de ter considerado que a USS se preocupa em trabalhar com qualidade e não quantidade, devido ao número de vagas ofertadas, outros critérios que levaram ao conceito máximo dizem respeito às ações decorrentes de processos de avaliação do curso, participação efetiva de alunos e professores no colegiado.

A infraestrutura de excelência é garantida pelas instalações dos diversos laboratórios, com acesso aos equipamentos de informática e destaque para o software de simulação de processos químicos, ProSimPlus@, existente em apenas quatro universidades do país: USS, UFCG, USP e Unicamp, e ainda contar com rico acervo bibliográfico básico, complementar e periódicos especializados.

Os laboratórios didáticos específicos para as atividades e pesquisas são amplos e dispõem de equipe técnica de apoio e suporte às aulas práticas. Os espaços são devidamente sinalizados, com mapa de risco, manual de práticas e regras de uso. Há ainda, a previsão para 2018 de instalação de uma unidade completa para a produção de cerveja, podendo produzir e aprender, na prática, fundamentos de Operações Unitárias, Controle de Processos, Microbiologia industrial, Controle de qualidade, Transferência de Calor e Massa, Moagem, entre outros.

Deixe um Comentário