Cuidado com os amigos que também são inimigos

0

Como seres gregários que somos, necessitamos de amigos. E é bom ter amigos. Amigos para conversar, se divertir, compartilhar assuntos, passear, enfrentar bons e maus momentos, defender um ao outro, comunicar projetos, acontecimentos avisos, advertências e aconselhamentos. Sendo seres humanos, cada um de nós temos nossas diferenças e devemos ter a capacidade de saber tolerar o caráter e a personalidade do outro: Suas fraquezas, criancices, rudeza, filosofia, manias, educação, sabedoria como também sua rudeza. O sábio Salomão escreveu que é melhor serem dois do que um; porque se um cair, o outro ajuda. A corda de duas dobras não se quebra tão facilmente. Eclesiastes 4.9,10

Existem amigos e amigos. Existem amigos por conveniência. Ele é teu amigo enquanto você não necessita dele. Outros são amigos enquanto você aguenta acompanha-lo; na sua posição social, financeira. É bom observar o amigo que você tem. Se ele não te defende ou rir dos que falam de você. Se ele troca facilmente tua amizade por outros. Se não te convida para suas festas. Não se interessa pelos teus problemas. Se não te dá atenção e se considera superior a você. Este não é amigo. Se teu amigo vive te provando ou provocando com piadas indecentes, capciosas, preconceituosa, te ferindo. E depois diz que foi brincadeira. Cuidado com ele! É um inimigo. Quando vier algo perigoso ou comprometedor, ele é o primeiro a te deixar na mão. Se o teu amigo vive te pedindo dinheiro emprestado te explorar em qualquer coisa ou usando teu nome prestigioso para te comprometer ou te deixar dividas. Este é um impostor. Quem é o teu amigo em tua casa? Teu pai, tua mãe, teus irmãos, primos, avós, tias, esposa, filhos, netos? Cuidado! Porque alguns desses teus próximos podem se tornarem teus primeiros inimigos. Por causa da inveja. Quando você alcança êxito eles ficam com inveja. Por causa do ciúme quando você é prestigiado. Por peitas quando você conquista espaço. Jesus testificou que os nossos primeiros inimigos são os da nossa própria casa. Haja visto os “parentes amigos” que quando diante de uma herança, “é um Deus me acuda” Enfrentamentos, disputas, furtos e processos “rolam soltos”. Ninguém mais, é amigo. Tem gente que só é amigo para “alugar” o teu ouvido. Te levar para beber com ele, quando não tem ninguém que suporte suas conversas queixosas, acusadoras, fofoqueiras e vangloriosas. Existem amigos que são aventureiros. Ariscam suas vidas com desafios perigosos. São provocadores, brigões e querem que você compartilhe com eles dos seus desafetos. Ter amigo, amigo, é uma dádiva de Deus. E devemos conservar, zelar, primar, honrar, ter e demonstra afeto, compartilhar nossa alegria, tristezas duvidas, sonhos e confiança, proteger e dar liberdade, dar boas oportunidades, compartilhar bons momentos.

Como escrevi anteriormente, o ser humano é extremamente falível por causa da sua natureza hereditária pecaminosa. Por isso devemos confiar desconfiando. Jó disse: O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação. Sai como a flor, e se seca; foge, também, como a sombra, e não permanece. E sobre este tal, abres os teus olhos… Jó 14.1-33 O homem tem a capacidade de; de manhã ser uma pessoa bondosa, coerente, mas, á tarde outra completamente diferente: irritadiça, ameaçadora, etc. Pode ser atencioso, mas poucas horas pois, não ter paciência com você e te tratar como estranho. Jeremias escreveu: Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17.3 Se você quer um amigo que possa confiar com toda certeza? Este amigo chama-se Jesus Cristo. Ele foi amigo dos seus discípulos e quer ser também, seu amigo, hoje. .A Sua amizade te trará benefícios eterno. Se você O aceita como teu principal amigo, Ele te diz: Não te deixarei nem te abandonarei.

 

Pr José Edson

Assembleia de Deus

Av. Pres. Kennedy 1502 – Barra Mansa – RJ

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !