VOLTA REDONDA
Diretores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e gestores acadêmicos da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda, se reuniram para alinhar o planejamento de ações conjuntas entre a empresa e a universidade, reforçando o compromisso com uma integração contínua. A ideia é que haja encontros regulares entre grupos de trabalho formados por profissionais da empresa juntamente com professores e pesquisadores da UFF.
A Diretora de Sustentabilidade, Helena Guerra, e o Diretor Executivo de Siderurgia, Alexandre Lyra, apresentaram diversos projetos em andamento na Usina Presidente Vargas, além de compartilharem perspectivas para a área de produção.
A questão ambiental foi o ponto alto do encontro, que reuniu coordenadores dos cursos de engenharia de graduação e pós-graduação da UFF, chefes de departamentos e o Diretor da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica da UFF, professor Afonso de Carvalho Peres. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda, Sérgio Sodré, também participou do encontro.

A história da criação da faculdade em Volta Redonda também foi relembrada durante o encontro – Divulgação
INVESTIMENTOS DA CSN EM PROJETOS AMBIENTAIS
Helena Guerra apresentou os investimentos da CSN em projetos ambientais, com foco na redução de emissões na Usina Presidente Vargas, compartilhando com o corpo docente da Escola de Engenharia informações detalhadas sobre as iniciativas.
O almoço no Hotel Bela Vista teve um simbolismo especial: no mesmo salão, em 17 de junho de 1961, foi comemorada a criação da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica em Volta Redonda, em um banquete que contou com a presença do então presidente Jânio Quadros, que ministrou a aula inaugural.
A história da criação da faculdade em Volta Redonda também foi relembrada durante o encontro, reforçando os laços históricos entre a universidade, a CSN e a comunidade local.