VOLTA REDONDA
O A VOZ DA CIDADE informou sobre a fumaça laranja vista no céu de Volta Redonda na manhã de quinta-feira, 11. Em nota, hoje, 12, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informou que o fato não interferiu nos parâmetros da qualidade do ar da cidade. O que teria sido emitido não foram gases tóxicos, mas sim material particulado na coloração laranja. A empresa disse que o fato foi registrado às 11h57min, com duração de 5min42seg, e ocorreu durante o processo de fabricação de aço na Aciaria, “devido à queda inesperada e pontual de cascão (aglomerado de aço na forma sólida) na entrada do sistema de captação de material particulado. A queda provocou o aumento de pressão, impedindo o fluxo de captação, ocasionando a emissão pelo lanternim (teto do galpão)”.
Segundo a empresa, foi imediatamente fechado o oxigênio da lança e fez a retirada do material, retomando a normalidade nas suas operações. “Também não houve nenhum dano envolvendo pessoas ou materiais”, completou a nota.
Fontes do A VOZ DA CIDADE disseram ontem que o que ocorreu foi uma falha, com a queda de um reto de metal derretido que se desprendeu e cai na panela da aciaria de ações planos. Devido a queda, o aparelho que faz a sucção para que a fumaça não seja laranja no céu não comportou, ocorrendo a fuga pela atmosfera.
Lembrando que em 2018 ocorreu o mesmo fato na cidade, quando foi verificada grande quantidade de fumaça laranja saindo do mesmo local.