VOLTA REDONDA
Em nota, divulgada nesta segunda-feira, dia 21, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informou sobre um barulho que foi ouvido, na noite do último sábado, dia 18, por dezenas de pessoas residentes nas proximidades da Usina Presidente Vargas (UPV). De acordo com a nota, o ruído foi causado por uma parada programada de manutenção no Alto-forno 2 (AF2), parte de uma ‘mini reforma’ previamente anunciada durante o evento CSN Day em dezembro do ano passado.
Mesmo a Companhia informando que a parada foi previamente anunciada, os moradores das proximidades ficaram assustados. Muitos garantem que não sabiam do que se tratava. “Quando um barulho desse é ouvido na usina, todos nós ficamos preocupados. Nunca imaginamos se tratar de um serviço, mas sim de acidente”, contou um dos moradores do bairro Retiro, Luiz Alberto dos Santos, lembrando que não é a primeira vez que isso acontece e deixa todos assustados.
Ainda segundo a nota da empresa, essa mini reforma do Alto Forno 2 tem como objetivo a modernização e prolongamento da vida útil do ativo, alongando em oito anos sua operação. Isso, sem necessidade de custo ou investimento adicional às projeções oficiais já antecipadas pela Companhia para este ano. Consta também na nota, assinada pelo diretor executivo finanças e relação com investidores, Antonio Marcos Campos Rabello, que a manutenção foi planejada para não impactar os resultados da empresa nem o atendimento aos seus clientes.