VOLTA REDONDA
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) realizou nesta terça-feira, 13 de maio, a aula inaugural do Programa Capacitar Mulheres. Esta iniciativa é realizada em parceria com a ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras) e tem como objetivo contratar, desenvolver e preparar mulheres para atuarem em atividades industriais. Ao todo, 83 participantes foram admitidas para integrar a nova turma do programa, que neste ciclo, ofereceu capacitação nas áreas de elétrica, mecânica, solda, operação de ponte rolante e operação siderúrgica.
As trabalhadoras ingressam no programa com contrato CLT, remuneração e pacote completo de benefícios, e precisam ter disponibilidade para atuação no regime de turno da empresa. A formação teórica acontece em modelo presencial, de segunda a sexta-feira, com carga horária de 8 horas diárias e duração de até dois meses. Já a etapa prática será realizada nas unidades da Usina Presidente Vargas (Volta Redonda) e CSN Porto Real – com duração de até seis meses, podendo ser prorrogada conforme as necessidades internas.
Para a Gerente Regional de Gente e Gestão da CSN, Ana Paula Gonçalves, o programa vai além da capacitação técnica: “O Capacitar Mulheres representa uma transformação real na vida dessas profissionais e na comunidade de Volta Redonda e região. Ao investir na formação e inserção de mulheres na indústria, estamos promovendo inclusão, fortalecendo a economia local e incentivando a diversidade em nossas operações”, afirma.
Com o Capacitar Mulheres, a CSN reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social, a valorização da mão de obra local e a ampliação da participação feminina em áreas historicamente ocupadas por homens.
