>
a voz da cidade 970 x 150 px

Cristina Magno é autora de projeto que impede contratação em cargos públicos de condenados na Lei Maria da Penha

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Um projeto de lei que proíbe a contratação de pessoas condenadas por crimes previstos na Lei Maria da Penha para ocupar cargos na administração municipal. A medida foi protocolada na secretaria da câmara e é de autoria da vereadora Cristina Magno (PP). Ela prevê ainda a alteração na Lei Municipal que trata sobre a Patrulha da Mulher, datada de 8 de dezembro de 2020.

“Meu objetivo é preservar os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que tratamos com responsabilidade os cofres públicos. Se aprovada, a lei será uma ação combativa à violência contra a mulher, mostrando que Barra Mansa não compactua com esse tipo de crime. Não podemos permitir que agressores condenados participem do mesmo ambiente no qual mulheres estão dignamente trabalhando e convivendo”, afirmou a vereadora.


O projeto de lei da vereadora determina a proibição de assumir função pública em cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, pessoas condenadas – com decisão transitada em julgado – por crimes previstos na Lei Maria da Penha. A proibição seria aplicada para as contratações da prefeitura e da Câmara.

O projeto altera parte da Lei da Patrulha da Mulher em Barra Mansa, pois estipula que a Guarda Municipal realize rondas diárias em localidades onde morem mulheres que possuem medidas protetivas contra agressores. “Hoje, a Patrulha da Mulher só atua em casos de denúncias. Pretendemos alterar o formato de atuação da Guarda Municipal, fazendo com que sejam realizadas rondas de forma a prevenir casos novos ou reincidentes de violência contra mulher. Também pedimos que seja implantado um telefone exclusivo para que as mulheres possam ligar diretamente para a Patrulha, solicitando atendimento”, explicou Cristina Magno.

A iniciativa da vereadora foi elogiada pela presidente da Comissão da OAB Mulher de Barra Mansa, Cleicione do Nascimento Silva. “Parabenizamos a Cristina pela apresentação deste projeto de lei. Precisamos banir qualquer forma de violência contra mulher e o poder público precisa ser exemplo. Recentemente, o ministro do STJ, Edson Fachin, reconheceu que é constitucional a criação de leis municipais que impeçam a administração pública de nomear, para cargos públicos, pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha. Então acreditamos e desejamos que o projeto da vereadora seja aprovado pelos vereadores em plenário e as mulheres barra-mansenses possam comemorar esse feito”, disse Cleicione

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos