VOLTA REDONDA
Os índices de criminalidade em Volta Redonda registraram queda em setembro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), divulgados nesta quinta-feira, 2, pela prefeitura. O comparativo mensal e acumulado entre 2024 e 2025 mostra reduções em diferentes tipos de delitos, reforçando a sensação de segurança na cidade.
Entre os destaques estão o furto de celular, que caiu 67%, passando de 12 casos em setembro de 2024 para quatro neste ano, e o roubo a estabelecimento comercial, que também apresentou queda de 67% (de três para um caso). O roubo a transeuntes teve retração de 60%, enquanto o furto de veículos e o furto a transeuntes diminuíram 50%. Já o roubo de rua caiu 38% e o roubo de veículos recuou 33%.
No acumulado de janeiro a setembro de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024, o roubo de veículos apresentou redução de 60% (de 25 para 10 casos), o roubo de rua caiu 35% (de 63 para 41 casos) e o furto de veículos teve queda de 39% (de 75 para 46 casos). O furto a transeuntes diminuiu 24% (de 29 para 22 casos) e o roubo de carga permanece zerado em 2025.
Segundo a prefeitura, os resultados refletem investimentos em tecnologia, integração entre forças de segurança e participação da população. O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou que Volta Redonda é hoje uma das cidades mais seguras do estado. O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, destacou que a combinação de monitoramento por câmeras, reconhecimento facial e leitura de placas ampliou a capacidade de prevenção e resposta, o que tem contribuído para a redução da criminalidade.