PARATY
Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga identificaram, nesta sexta-feira, dia 11, um crime de desmatamento ocorrendo dentro de uma área de preservação permanente no município de Paraty.
Os agentes foram ao local após receberem denúncia sobre crimes contra o meio ambiente encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
De acordo com a 4ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, a denúncia levou os agentes à Estrada Canto Verde, no bairro Canto Verde e, ao realizar patrulhamento a pé na parte alta, que faz parte da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, encontraram um terreno cercado com arame farpado, árvores já cortadas, vegetação rasteira suprimida e movimentação do solo. Tudo isso degradando cerca de 300 metros quadrados de área.
Ainda segundo os militares, não foi observada nenhuma placa indicando a licença ambiental para as atividades ali encontradas, tampouco testemunhas que pudessem identificar o autor dos ilícitos ambientais.
Diante dos fatos, a equipe se deslocou à 167ª Delegacia de Polícia (DP), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 38 da lei 9605/98.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).