SUL FLUMINENSE
A criatividade dos candidatos a vereador não se limita apenas às propostas de governo. Nas eleições, muitos se destacam pelo inusitado ao escolherem seus nomes de urna, uma estratégia que, além de garantir a lembrança dos eleitores, traz uma dose de humor e descontração para a disputa política. Nas cidades da região Sul Fluminense e Costa Verde, essa tendência tem sido forte, com uma variedade impressionante de apelidos e pseudônimos que tornam as campanhas eleitorais ainda mais peculiares.
Pelo Brasil a fora, nomes como “Zé Gotinha da Floresta”, “Mizéria”, “Aonde é”, “Pouca Roupa” e “Casca de Bala”. Ou seja, para a imaginação não há limites.
Em Volta Redonda, por exemplo, os eleitores poderão se deparar com nomes como “Neném da Zelda” (PCO) e “Volney o Pai Esquisito” (PCO), “Ricardo Yellow” (Republicanos), “Rainha Adélia” (PCO), “Geraldinho Papai Noel” (PL), “Gemilson Sukinho” (PSD), “Galileu da Pappus” (Novo) e “Edson Porquinho” (MDB) na hora de escolher seus vereadores. Além deles, em Itatiaia a “Vera Delícia Cremosa” (NOVO), “Chumbinho” (PL), “Joel Tô à Toa” (MDB), “Zezinho Penepão” (Solidariedade) e “Wanderley Pastinha Azul” (União Brasil) também parecerem apostar no humor para conquistar votos.
Barra Mansa não fica atrás. Candidatos como “Boi Veículos” (Podemos), “Lek Lek” (Avante) e “Maguila Excursões” (Avante) apostam em nomes que remetem a negócios locais ou apelidos pessoais. Outros, como “Gilson Pooxa Vida” (DC) e “Pelézinho do Siri Bolado” (PP) também vão pelo menos caminho.
A originalidade também está presente em Barra do Piraí, onde “Brucutu” (PSB) e “Christian Ultravolts” (PSD) figuram entre os candidatos. Já em Angra dos Reis, nomes como “Chico Quebra Mola” (Podemos), “Anderson Morceguinho” (Avante) e “Newton Fofinho” (PSD) prometem chamar a atenção dos eleitores.
Nas cidades menores, como Quatis e Pinheiral, a criatividade continua a ser um forte componente. Em Quatis, eleitores podem escolher entre “Bicicleta” (Avante), “Cabeludo” (PP), “Careca” (União) e “Rodrigo Toicinho” (União), enquanto em Pinheiral, nomes como “Alisson Jacaré” (Solidariedade), “Jean Brothers Groove” (Republicanos) e “Walter do Asfaltão” (PRD) chamam a atenção pela originalidade.
Em Resende, os eleitores terão que decidir se votarão em “Dudu A Hora É Essa” (PSD/Cidadania), “Feio da Fox” (Solidariedade), ou “Marcelo do Frangão Gostosão” (PL). Já em Porto Real, nomes como “Adriano Popó” (Solidariedade), “Muquitu” (PRD) e “Zé Pequeno” (DC) fazem parte do cardápio de opções.
Por fim, Piraí está recheado de pérolas. “Flávio Banana” (Republicanos), “Man In Black” (Podemos), “Pereka” (PRTB), Vagner Delícia Delícia” (PRTB) e “Xandeco” (Republicanos) também estão na corrida eleitoral.
A escolha de nomes de urna inusitados é uma prática comum e pode ser uma estratégia eficaz para se destacar em meio a tantos candidatos. Em regiões onde o humor e a proximidade com os eleitores são importantes, esses nomes peculiares podem ser a chave para conquistar votos, transformando a seriedade da política em algo mais acessível e próximo do cotidiano do cidadão. Afinal, em tempos de eleição, a criatividade também pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação.
E aí, já tem o seu favorito?