BARRA MANSA
Para ampliar a inclusão e garantir o reconhecimento de direitos, a Prefeitura de Barra Mansa entregou, nesta quinta-feira, 3, 20 carteirinhas com o cordão de girassol a crianças, adolescentes e jovens com deficiências ocultas. A iniciativa, liderada pelo prefeito Luiz Furlani e pela vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves, visa facilitar a comunicação desse público em situações do dia a dia, assegurando suporte adequado e atendimento prioritário.
Um dos que receberam foi o jovem Johann Zigler, de 20 anos, universitário, no curso de Biomedicina. A mãe, Andrea Matos, explicou porque o objeto era mais que um cordão para ele. “Ele queria muito essa carteirinha. Ele me disse que assim se sente pertencendo a um grupo, à sociedade. Assim, ele se acha mais importante e reconhecido. Ele tem orgulho de ser autista e esse cordão significa muita coisa para ele”, revelou.
O prefeito e a vice destacaram que a ideia dos cordões é trazer todas as pessoas para perto, assistindo ao cidadão. Destacaram que são um governo que gosta das pessoas e trabalha por elas. Existem ainda no planejamento outras ações que permitirão diagnósticos e terapias para as pessoas com deficiências ocultas.
Deficiências ocultas ou não aparentes, incluem condições como surdez, autismo, TDAH, Doença de Crohn, Síndrome de Tourette, fibromialgia e algumas deficiências intelectuais. O uso do cordão é opcional e não afeta os direitos das pessoas com deficiência.
RODA DE CONVERSA SOBRE AUTISMO
Em alusão ao ‘Abril Azul’, campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD) realizou, nesta quinta-feira (03), uma ação na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Terezinha, no bairro Paraíso de Baixo.
O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves, do subsecretário Lucas Alves, do vereador Deco, da coordenadora da unidade, Edilaine Miranda, e da palestrante Michelle Oliveira, que tem TEA e mora no bairro.
Luciana compartilhou sua experiência como mãe de uma criança com Síndrome de Down, destacando a importância da inclusão. Já Michelle ressaltou a necessidade de uma rede de apoio e elogiou a gestão municipal pelo compromisso com a causa.
A iniciativa reforça o papel da Prefeitura de Barra Mansa na promoção de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, incentivando o diálogo e a inclusão social.

Foto: Paulo Dimas PMBM