>
a voz da cidade presencial 2025

Crianças com transtornos do neurodesenvolvimento terão fluxo de atendimento ampliado em Volta Redonda

Por Tânia Cruz
728x90 seguranca

VOLTA REDONDA
Como forma de especializar ainda mais o atendimento oferecido à população nas unidades de saúde da Atenção Primária e na Atenção Especializada, a Prefeitura de Volta Redonda promoveu um encontro intersetorial entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME). O encontro aconteceu no Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB, durante todo o dia, com o objetivo de implantar um novo fluxo de atendimento às crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento. Os pequenos que necessitam de cuidados são identificados nas unidades escolares da rede municipal de ensino e, a partir daí, são encaminhados para a rede de saúde.
A médica Cláudia Resende, que é neuropediatra da rede de saúde pública do município, fez uma apresentação sobre o neurodesenvolvimento e apresentou como se dará a nova forma de acolhimento das crianças e adolescentes identificadas. Mais de cem orientadoras educacionais e supervisoras escolares participaram do encontro. “A rede tem de atuar sempre em conjunto, em suas mais diferentes vertentes. Ainda mais quando falamos de Saúde e Educação, essa aproximação é vital para que a cidade seja melhor atendida”, disse a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição.
TRANSTORNOS DE LINGUAGEM E COMPORTAMENTAIS
Os chamados transtornos do neurodesenvolvimento podem afetar o ritmo normal de aprendizagem nas escolas, como nos casos do Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e do Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, há também transtornos de linguagem e comportamentais que são frequentemente evidenciados nos ambientes escolares e estão entre os principais motivos de encaminhamento de crianças para atendimento nos sistemas públicos de saúde.
A subsecretária de Educação, Virgínia Helena da Silva Pires, ressaltou que esse foi o primeiro de muitos outros encontros que serão realizados para aperfeiçoar e integrar a rede. “Esse encontro de formação, sob a coordenação da SMS, é um marco inicial de uma ação intersetorial que beneficiará os alunos, que após observação e registros feitos pelos professores, serão encaminhados para saúde. Lá eles receberão, a partir da análise cuidadosa de seus profissionais, o acompanhamento clínico tão necessário para obtenção do desenvolvimento e sucesso no seu percurso escolar. Queremos agradecer muito a SMS por essa parceria. Estávamos precisando dessa integração”, concluiu Virgínia.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos