BARRA MANSA
Nascido em 26 de dezembro de 2019, e residente com a família no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa, o menino Matheus Nascimento Francisco, de 5 anos, que tem paralisia cerebral, está precisando de ajuda para andar através de tratamentos, como o Método Cuevas Medek Exercises (CME), e aparelhos. Com o objetivo de arrecadar o montante de R$ 50 mil para tratamento e a compra de aparelhos que Matheus necessita, a cabeleireira Márcia Nascimento, hoje afastada da função para cuidar do filho, iniciou uma Vaquinha online no último dia 2, que até o fechamento desta matéria havia arrecadado R$ 848,09.
Além da campanha online, a cabeleireira realiza também a venda das delícias ‘MM’, “São doces e salgados para custear o tratamento em Cuervas Medek, que tem data marcada para o final desse mês, intensivo, e depois dará continuidade no tratamento”, contou a mãe do menino Matheus, lembrando que acabou fechando seu salão de beleza desde o nascimento do Matheus para os cuidados com ele durante 24 horas. “Tive uma gravidez perfeita e saudável, porém por negligência, atraso no parto, Matheus sofreu falta de oxigênio e nasceu com paralisia cerebral”, completou a cabeleireira.
Segundo Márcia, hoje o Matheus não anda, não senta e não segura o tronco. Por isso, de acordo com ela, precisa urgentemente de aparelhos de locomoção, como cadeira de rodas adaptada, andador adaptado para treinar a marcha nas terapias de fisioterapia, parapódio que o postura em pé, órteses para os pezinhos não atrofiar e colete postural para evitar escolioses e atrofias. “Infelizmente, o custo desses aparelhos são altos e fica inviável obtê-los”, contou a cabeleireira.
POSSIBILIDADES DE PODER ANDAR
A mãe de Matheus ressaltou ainda, que o suporte de andador traz possibilidades dele poder andar, mas para isso precisa de muitas terapias no Método Cuervas Medek, que é uma abordagem de fisioterapia pediátrica criada por Ramón Cuevas, utilizada para crianças com atrasos motores e lesões neuromotoras, como o Matheus. Consiste em exercícios dinâmicos, desafiadores e antigravitacionais que visam provocar o desenvolvimento de funções motoras automáticas ausentes, como o controle postural, a estabilidade e o desenvolvimento da marcha. O método utiliza um apoio mínimo para estimular respostas motoras ativas e independentes na criança, adaptando-se às suas necessidades específicas.
O tratamento, de acordo com Márcia Nascimento, trará mais mobilidade e qualidade de vida para o filho dela, que também faz uso de leites especiais, já que tem intolerância alimentar; fraldas e medicamentos especiais, que não encontram na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Disse que em meio a todas as dificuldades enfrentadas para o bem-estar do Matheus, agradece a Deus todos os dias por lhe dar a chance de ter seu filho vivo e afirma que tem a esperança em sua evolução.
Ela agradeceu o apoio de todas as pessoas que de uma forma ou outra estão ajudando o filho dela. Disse que, quem quiser acompanhar a sua trajetória junto ao filho, é só acessar suas redes no Instagram: @maemarcianascimento e Facebook: Márcia Nascimento. “Quem puder e quiser, ao fazer uma doação entre em contato comigo para podemos agradecer e manter o controle das contribuições”, concluiu a cabeleireira.




