Cresce o número de cursos Pré-Vestibulares Sociais em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
As iniciativas de criação de pré-vestibulares sociais em Volta Redonda cresceram significativamente nos últimos anos. Com isso, segundo os envolvidos nessas ações, aumentam também as oportunidades de inclusão social pela educação.
Atualmente, mais 200 pessoas estão em salas diversificadas no município.
Em 2000 o Colégio Municipal Getúlio Vargas e o Movimento Pela Ética na Política (MEP) também iniciaram a experiência ‘educacional popular’, de certa forma foram pioneiros. Nas décadas seguintes surgiram os da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ. Há registro ainda de algumas iniciativas comunitárias, porém não avançaram por muito tempo. Atualmente, os pré-vestibulares na UFF, CECIERJ e no MEP, em dois núcleos e, para junho a anunciada abertura do Pré da Universidade do Estado do Rio de janeiro (Uerj), em quatro colégios de Volta Redonda, certamente fará aumentar as oportunidades para os desfavorecidos. Trata-se, segundo os envolvidos, da inclusão social pela educação.
INSCRIÇÕES PARA O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DA UERJ
A coordenação do Polo do Pré-Vestibular da Uerj em Volta Redonda informou que estão abertas as inscrições para o Pré-Vestibular gratuito da UER, em Volta Redonda. São 160 vagas e as inscrições, que devem ser realizadas pelo instagram da UERJ, através do link – https://www.instagram.com/uerjvr/?hl=pt-br, encerram neste sábado, dia 28.
Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e, após o processo, a equipe do polo da Uerj entrará em contato. Segundo informou o coordenador do Projeto, Abílio Fabiano Pedra, as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, no período noturno. A expectativa, de acordo com ele, é de que as aulas sejam ministradas em quatro polos, nos bairros Aterrado, Santo Agostinho, Vila Santa Cecília e Retiro para garantir que todos os interessados tenham acesso ao curso. “A procura está muito boa, mas para garantir que todos os que têm o desejo de ingressar às universidades sejam atendidos, seguiremos com as inscrições neste este fim de semana”, concluiu Abílio.