CREAS de Quatis alerta sobre denúncias de exploração sexual infanto-juvenil

0

QUATIS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), registrou o aumento de denúncias sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, no município. Os dados demonstram evolução desde 2016, quando houve um registro de denúncia deste crime na cidade. No ano seguinte foram dois e somente nestes praticamente cinco meses de 2018 são quatro denúncias relatadas.

A coordenadora do CREAS, Flávia Paiva explica que a população está mais consciente através das campanhas educativas realizadas ao longo dos últimos meses, provocando o reflexo de mais denúncias. Segundo Flávia, as pessoas sabem como e onde fazer as denúncias. “Para a realidade de Quatis, o número de denúncias registradas de janeiro a abril deste ano deve servir de alerta, já que em apenas quatro meses registramos as denúncias duas vezes mais do que todo o ano passado e uma quantidade quatro vezes maior numa comparação com os 12 meses de 2016”, comenta a coordenadora, argumentando sobre a conscientização dos moradores. “Atribuímos este crescimento ao fato de que estamos priorizando o chamado ao povo de Quatis no sentido de que as denúncias sejam efetivamente registradas, uma vez que a prefeitura oferece um trabalho totalmente voltado ao recebimento das denúncias, à assistência das vítimas destes tipos de violência e ao acompanhamento da investigação dos casos por parte das autoridades responsáveis”, informa a coordenadora que para ampliar a conscientização dos moradores, incentivou a organização de uma caminhada, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, dia 18. O evento pelas ruas do centro reuniu servidores, estudantes e moradores da cidade.

DENÚNCIAS

As denúncias de abuso sexual infanto-juvenil são anônimas e podem ser feitas de forma presencial ou através de telefone, em órgãos do governo ou autoridade policial. No município os casos podem ser relatados no CREAS, na Rua Coronel José Leite, 114, telefone 3353-6122. E também no Conselho Tutelar, na Rua Francisco Balbi, nº 29, telefone 3353-6475.

Deixe um Comentário