ITATIAIA
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), está reforçando o atendimento à população de rua e aos migrantes, com a entrega de kits de higiene, através do Serviço de Abordagem Social.
De acordo com a coordenadora do Centro, Thiara Mota, os kits são compostos por máscara de proteção facial, álcool em gel, sabonete, escova de dente, creme dental, shampoo e creme, desodorante, talco antisséptico, toalha de rosto e pente. Ela explica que a entrega o serviço, realizado pelo município com apoio do Governo Federal, tem como o objetivo prevenir a Covid-19, uma vez que a população de rua ficou mais vulnerável a doença. “Esses kits são distribuídos através do atendimento técnico às pessoas que estão de passagem pelo município, ou seja a população em situação de rua, que na sua maioria são migrantes. No Creas eles também têm um local onde podem fazer a higiene pessoal. Todo esse atendimento é ofertado através do serviço de Abordagem social. Logo após o atendimento técnico eles contam com ajuda para o deslocamento para outro município, onde também tem o Serviço de Abordagem Social e podem seguir viagem”, disse.
Conforme conta a coordenadora, o serviço tem como objetivo realizar um atendimento digno as pessoas em situação de rua e migrantes, contribuindo para o acesso às políticas públicas e diminuindo a desigualdade social. “O Creas Itatiaia busca ofertar assistência humanizada, através de atendimento técnico especializado, fornecimento de kit de higiene pessoal, alimentação (lanche) e o deslocamento para o município mais próximo. Entendemos que no contexto da pandemia da Covid- 19, torna-se imprescindível um olhar para essa população, sendo assim, o serviço contribui para um maior cuidado e medidas preventivas para que as pessoas em situação de rua que passam pelo município de Itatiaia”, finalizou.
CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública da política de Assistência Social que oferece serviços a famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. No espaço são oferecidos o Serviço Especializado de Abordagem Social, o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos e o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa. O Creas funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Avenida dos Expedicionários, nº 539, no Centro.