RESENDE
A Prefeitura de Resende inicia nesta quarta-feira, dia 28, o processo de imunização contra o coronavírus (Covid-19) do grupo de profissionais da educação. Com a chegada de novas remessas de vacinas e o avanço do atendimento em profissionais de saúde e idosos, a Secretaria de Saúde dará início à vacinação de outros grupos prioritários abrangendo os professores e demais trabalhadores do setor da educação.
A vacinação para os profissionais da educação será pela faixa etária de 50 a 60 anos, em sistema drive-thru na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina. A imunização para este novo grupo será dividida nos seguintes horários para evitar as aglomerações no local:
- Profissionais da educação da rede municipal de Resende – 8h30min às 10h30min
- Profissionais das redes estadual, privada, do IFRJ e de ensino superior – 10h30min às 12h30min
A Prefeitura de Resende ressalta que as unidades de ensino do município serão as responsáveis pelo envio dos nomes dos profissionais que serão vacinados nesta quarta-feira, dia 28. Nesta etapa, apenas serão vacinados os profissionais de 50 a 60 anos. Aqueles que possuem idade acima de 60 anos já vacinados, não serão incluídos.
O prefeito Diogo Diniz Balieiro comentou a ação. “Resende segue avançando com a vacinação contra a Covid-19 de forma organizada, conforme novas doses vão chegando. A partir de agora, conseguiremos aplicar as doses em profissionais da educação, que nesta etapa contempla esta faixa etária. Lembrando que os responsáveis por cada unidade de ensino têm o controle e enviam a listagem com os profissionais de 50 a 60 anos. Apenas serão vacinados os profissionais que trabalham atualmente em unidades de ensino de Resende, tanto da rede municipal como privada, estadual, IFRJ ou ensino superior”, frisa.
A administração municipal explica que profissionais da educação contemplados são todos os funcionários das instituições de ensino, incluindo professores, orientadores, diretores, coordenadores, técnicos, assistentes administrativos, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais, porteiros como também outros profissionais do apoio escolar que exerçam suas funções em unidades de todos os níveis e modalidades. Para esta quarta-feira, os profissionais convocados para a vacinação devem seguir o horário definido e estar com os seguintes documentos em mãos: identidade, CPF, e cartão do SUS (se possuir).
A vacinação contra o coronavírus era um dos anseios dos profissionais da educação, que no município trabalham em sistema híbrido: aulas presenciais e sistema remoto. De acordo com a presidente da Associação dos Profissionais de Educação do Município de Resende (APMR), Cláudia Luísa de Oliveira, a categoria desejava que a vacinação ocorresse antes mesmo da retomada das aulas, em março. “Toda a categoria e entidades do setor esperam a vacina, uma medida de segurança para os profissionais e alunos. Estamos felizes pelo anúncio do atendimento, mas defendemos que seria viável a volta às aulas somente com tosos os profissionais vacinados. Houve o apelo para isso junto da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da Câmara de Vereadores. Tivemos recentemente uma reunião com o secretário de Saúde, Alexandre Vieira, e nos foi passada a informação para aguardar. É um momento oportuno, pois ainda que não tenhamos dados oficiais, sabemos que há o aumento de casos de infecção e até óbitos entre trabalhadores da rede de ensino na cidade”, comenta.
A expectativa da APMR é que todos os profissionais estejam vacinados o quanto antes, garantindo mais segurança também aos alunos e seus familiares. “Pedíamos agilidade neste processo de vacinação e com o início do público de 50 a 60 anos, quem sabe em breve já teremos profissionais de 25 a 50 anos sendo imunizados. Atualmente, todos trabalham no sistema híbrido, enfrentando as adversidades da pandemia. Aqueles que comprovaram comorbidades estão em home office. Então, a tendência é que dos atuais 60% de alunos da rede municipal em aulas a possamos atingir 100% devido à vacinação”, frisa Cláudia Oliveira.
CALENDÁRIO
SEGUNDA DOSE PARA IDOSOS
Como já citado, na quarta-feira, dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac/Butantan, em sistema drive-thru, na Área de Exposições, na Morada da Colina. A iniciativa é voltada para idosos com mais de 65 anos que foram vacinados no dia 7 de abril.
A vacinação em sistema drive-thru é para idosos residentes em bairros de fora da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (postos de saúde). Os idosos vacinados no dia 7 deverão comparecer à Área de Exposições, a partir das 13 horas, para receberem a segunda dose.
O secretário de Saúde, Alexandre Vieira, reforça que apesar da imunização os idosos devem manter os cuidados contra o coronavírus. “Reforçamos novamente que é muito importante que as pessoas procurem os locais onde foram vacinados para receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19, quando for a data marcada no cartão de vacinação. Mesmo com as duas doses garantidas, os cuidados devem ser mantidos como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Aos poucos, vamos avançando e contemplando mais grupos prioritários”, disse.
A administração municipal ressalta que para este drive-thru, os idosos devem obrigatoriamente apresentar o cartão de vacinação entregue no dia 7 de abril. Vale lembrar que o intervalo entre as doses da vacina varia de acordo com o imunizante aplicado. A vacina CoronaVac tem um intervalo de 14 a 28 dias, enquanto que a Oxford/AstraZeneca é de três meses.