Covid-19: Resende cadastra idosos a partir de 65 anos sem cobertura da ESF para a vacinação; procedimento ocorre através do WhatsApp

0

RESENDE

A Secretaria Municipal de Saúde abriu nova etapa de cadastramento para a vacinação de idosos, permitindo que o público da faixa etária a partir de 65 anos, que não reside em área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), possa se cadastrar via WhatsApp (24) 9 9229-5574.  Os idosos integram o grupo de pessoas prioritárias conforme o Plano Nacional de Imunização.

A prefeitura destaca que os bairros que não possuem a cobertura da ESF são os seguintes: Manejo; Vila Julieta; Alvorada; Morada da Colina; Mirante das Agulhas; Ipiranga; Jardim Brasília I e II; Tangará; Vila Araújo; Centro; Comercial; Jardim Tropical; Jardim Jalisco I e II; Barbosa Lima; Campos Elíseos; Casa da Lua; Alphaville; Limeira; Monte Castelo; Sertãozinho; Boca do Leão; Terra Livre; Bela Vista e Nova Liberdade.

O cadastro requer os seguintes dados somente o idoso: nome completo; data de nascimento; nome completo da mãe; CPF; cartão do SUS (se tiver); telefone de contato e endereço residencial.

A Secretaria de Saúde reforça que o idoso acamado deve ter esta condição observada no cadastramento pelo WhatsApp. A confirmação do cadastro será realizada com a mensagem de retorno da Secretaria de Saúde, geralmente já confirmando a data e horário agendado para que o idoso tome a vacina. A prefeitura destaca que em virtude do volume de pessoas este retorno pode demorar até alguns dias. A administração municipal reforça que não solicita qualquer tipo de códigos de acesso via WhatsApp para a vacina.

VACINAÇÃO NOS POSTOS

Para os idosos que moram em bairros que têm a cobertura da ESF, a Secretaria de Saúde reforça que estas unidades possuem a ficha cadastral dos moradores e realizam de forma direta o contato com o idoso ou seu familiar agendando a imunização para cada faixa etária vigente na campanha. A faixa etária em atendimento evolui conforme a remessa de vacinas recebidas pelo município, atualmente são imunizados os idosos a partir de 71 anos, uma ação nos postos que tem sido acompanhada pelo prefeito Diogo Balieiro. “Estamos dando o máximo de agilidade possível. Gostaríamos que fosse mais rápido, mas dependemos da chegada das doses, enviadas pelo Governo Federal. Fazemos parte de todas as iniciativas para compra individual de vacinas, mas não há nenhuma previsão de que isso se concretize e, até o momento, nenhuma cidade no país conseguiu. Estamos, aos poucos, avançando com o processo de imunização, mas é muito importante que a gente continue se cuidando para que essa pandemia continue controlada”, comenta.

A Secretaria de Saúde reforça que é fundamental que todos os moradores das áreas de cobertura do ESF mantenham o cadastro atualizado nos postos de saúde, principalmente o telefone de contato.

DRIVE-THRU NA TERÇA-FEIRA

Na sequência da vacinação de idosos, a Secretaria de Saúde de Resende vai promover na terça-feira, dia 23, o drive-thru para idosos a partir de 70 anos que residem fora dos bairros com cobertura da ESF. O atendimento dos idosos com agendamento confirmado pela prefeitura será na Área de Exposições, na Morada da Colina.

DADOS DA COVID-19

O Boletim Covid-19 da Prefeitura de Resende informa que até às 18 horas do dia 21 o município registrava o total de 8.971 casos confirmados do coronavírus, sendo 227 ativos, 8.463 curados e 281 óbitos. Há 81 casos aguardando resultados para novos infectados. E entre as síndromes gripais foram 27.909 casos notificados com 27.730 curados e 179 pessoas em isolamento domiciliar.

Com a chega das vacinas, o município contabiliza 13.513 pessoas imunizadas, sendo 10.744 no total da primeira dose e 2.769 na segunda dose.

Deixe um Comentário