BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, está avançando gradativamente na dose de reforço contra a Covid-19. Nesta quarta-feira, 15, idosos que tomaram a segunda até o dia 2 de março foram imunizados com a terceira dose no Parque da Cidade e nos demais postos credenciados do município.
A pensionista Vilma Marins Campos, que vai completar 90 anos em novembro, foi acompanhada de dois netos e elogiou a organização da imunização no Teatro do Parque da Cidade. “Fui tratada com muito carinho por toda a equipe, desde a triagem, até o ato da vacinação. Ainda tive o privilégio de ir acompanhada de dois netos, sendo que um mora em Portugal e está de férias no Brasil”, revelou.
O jovem Rodrigo Chiesse, neto da Dona Vilma, aprovou o sistema de vacinação no município. “Fiquei impressionado com a forma atenciosa que minha avó foi tratada e com a organização aqui em Barra Mansa, não perde nada para Portugal. A fila dos mais jovens, que iam tomar a segunda dose, apesar de grande, tinha o espaçamento ideal e estava fluindo bem”, revelou.
A aposentada Maria Aparecida Xavier, de 95 anos, também ficou satisfeita com o trabalho. “Estou muito feliz com o avanço da vacinação e com a queda dos casos no Brasil e aqui na cidade. Com essa terceira dose me sinto ainda mais segura”, revelou.
A imunização contra o coronavírus terá continuidade nesta quinta-feira, 16, com a aplicação da segunda dose em pessoas que estão agendadas. O horário será das 8 às 20 horas, distribuídos em locais diferentes. Das 8 às 16 horas, a vacinação ocorrerá no Teatro do Parque da Cidade, das 9 às 16 horas, nos Postos de Saúde da Cidade, das 9 às 20 horas, nas Unidades de Saúde Sentinela (Bocaininha e Vila Orlandélia). Para receber a D2, é indispensável a apresentação do cartão de vacina comprovando a aplicação anterior.
CHEGADA DE VACINA
A Secretaria de Saúde recebeu no início da tarde desta quarta-feira, 15, 5.488 doses de vacinas, sendo 4.968 da Pfizer e 520 da AstraZeneca. De acordo com o secretário de Saúde, Sergio Gomes, com a chegada desses antígenos, novos grupos serão contemplados. “Iremos programar os próximos dias e voltaremos a aplicar a dose de reforço em idosos. Estamos trabalhando com afinco para continuarmos melhorando nossos números”, disse.
NÚMEROS DE OCUPAÇÕES EM HOSPITAIS ESTÃO CONTROLADOS
O município já aplicou mais de 194 mil doses, entre primeira, segunda, terceira e dose única, e deve atingir a importante marca de 200 mil nos próximos dias. Os números de ocupações dos leitos clínicos e de UTI também estão controlados. Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira pela Gerência de Vigilância em Saúde, 19% dos leitos clínicos da rede pública estão ocupados e 81% disponíveis. Já os leitos de UTI têm 29% ocupados e 71% disponíveis. Em relação aos respiradores, 9% estão ocupados e 91% disponíveis. Já o boletim epidemiológico totalizou 16.722 casos positivos, 655 óbitos e 15.988 pessoas curadas.
Os munícipes que precisam de atendimento público em relação ao coronavírus podem procurar a Santa Casa de Misericórdia, o Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, na Região Leste, a UPA Centro e, em casos específicos de gestantes, puérperas e lactantes, o Hospital da Mulher. Os postos de saúde dos bairros também realizam o primeiro atendimento, encaminhando para os hospitais os casos mais graves.