>
a voz da cidade 970 x 150 px

COVID-19 é tema de reunião de secretário de saúde com vereadores de Barra Mansa

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

O secretário Sérgio Gomes atendeu a solicitação da comissão de saúde da Câmara de Barra Mansa e se reuniu com os vereadores, nessa terça-feira, para prestar esclarecimentos sobre as ações da prefeitura no combate ao COVID-19. Diante da pandemia, o secretário afirmou que pode realizar a reunião de prestação de contas semanalmente. Dentre os esclarecimentos realizados, o secretário pontuou que da verba enviada para o combate ao COVID-19, até o momento, R$1,8 milhão foi empenhado para a estruturação da UPA da Região Leste e que os EPIs foram comprados com recurso do ano passado.

Questionado pelo presidente da câmara, vereador Paulo Chuchu, sobre a estrutura do município para anteder os infectados, principalmente em relação ao número de leitos e respiradores, o secretário afirmou que a cidade tem uma das melhores estruturas da região.

– Atualmente a Santa Casa possui 7 respiradores na área de  Covid e  4 na Sala Vermelha, temos  mais 4 na UPA da Região Leste e 2 na Upa Centro. Adquirimos dois mil testes rápidos e o Estado enviou mais 1.400. Este teste é realizado em pacientes sintomáticos e assintomáticos que tiveram contato com pessoas infectadas. O dever de casa foi feito e a cidade está preparada para atuar nesta pandemia – declarou Sérgio Gomes.

Em relação ao acompanhamento dos pacientes que testam positivo para COVID-19 e seus familiares, o secretário esclareceu que a equipe testa todos que convivem com os infectados e faz o monitoramento dois, três dias por semana. O acompanhamento dos infectados também é realizado semanalmente pela equipe da secretaria de saúde. Além disso, Sérgio Gomes informou que existe um atendimento psicológico por callcenter, que pode ser realizado presencialmente, de acordo com a necessidade dos pacientes e familiares.


O vereador Thiago Valério perguntou sobre a não abertura da UPA da Região Leste  ano passado, mesmo tendo sido enviado o valor de um milhão e duzentos mil para o município. O secretário esclareceu que o valor não cobria os gastos da UPA.

-Seria  irresponsabilidade manter aberta uma unidade com 175 mil reais por mês, sem o custeio do Estado e nas condições que estava a saúde de Barra Mansa. A Upa da Região Leste só foi reaberta agora porque veio o custeio para isso, caso contrário não seria aberta. O valor recebido ano passado foi utilizado na UPA do Centro – informou Sérgio Gomes.

O vereador Marcell Castro perguntou ao secretário sobre o envio de pacientes de Barra Mansa para serem tratados em Volta Redonda e se há a possiblidade de construir um hospital de campanha no município. O secretário afirmou que não há envio de pacientes e que o hospital de campanha não é necessário.

A vereadora Maria Lúcia, por fim, pediu ao secretário que fosse realizada uma averiguação das condições do Hospital Regional, que tem recebido pacientes de diversos municípios.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos