Costa Verde discute criação da comunidade de inovação BIG Valley   

0

ANGRA DOS REIS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou na quarta-feira, 13, uma reunião com gestores, estudantes e profissionais autônomos de diversos setores para dar início à comunidade de inovação BIG Valley. O objetivo de uma comunidade de inovação é engajar lideranças, estudantes, empreendedores em geral ou qualquer pessoa que deseje desenvolver novos negócios, startups ou simplesmente queira trocar conhecimento. O encontro foi no Centro de Estudos Ambientais (CEA).

Dentre as principais expectativas expostas pelos participantes estão a geração de oportunidades, o desenvolvimento tecnológico e o aproveitamento dos talentos locais. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentaram dados já coletados sobre a economia da região, que apontam para o potencial local de negócios ligados às atividades marítimas, o que vem sendo chamado de “economia do mar”. Além desse eixo, há ainda outros cinco: energia, meio ambiente, saúde, turismo e cidades inteligentes.

Também participaram da apresentação representantes de outra comunidade de inovação, a Rio Sul Valley, com foco no setor metalmecânico, que falaram sobre a experiência deles na construção de um ecossistema de empreendedorismo e inovação. As comunidades de inovação são chamadas de quarto setor, devido a sua estrutura de colaboração horizontalizada (sem hierarquia e liderança), mas, diferentemente do terceiro setor, são mais voltada para o mercado.

A reunião contou com a presença de profissionais de design, comunicação, psicologia, engenharia, arquitetura etc. Alguns deles ligados a instituições de ensino da região, como Cefet e UFF. A ideia é que instituições públicas e empresas privadas integrem a comunidade.

O nome escolhido para a comunidade – “BIG Valley” – é uma referência à Baía da Ilha Grande, e o objetivo é abranger toda a Costa Verde. Dentre os próximos passos estão um mapeamento do ecossistema tecnológico da região, para a identificação de fornecedores, gestores, startups e profissionais.  No próximo encontro, previsto para dezembro, a previsão é de que esse mapeamento seja apresentado, juntamente com um plano de ação e um plano de mídia.

Deixe um Comentário