ANGRA DOS REIS
A 35ª edição da Corrida dos Santos Reis abriu oficialmente o calendário esportivo de 2026 em Angra dos Reis, reunindo 1.000 atletas nas principais ruas do Centro, na noite desta segunda-feira (5). Com percurso de 5 km e participação recorde de corredores profissionais e amadores, a prova reforçou a tradição do esporte no município e integrou a programação oficial do aniversário de 524 anos da cidade.
Organizada pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, a corrida teve largada e chegada na Praça Zumbi dos Palmares. O clima de confraternização marcou o evento, que mobilizou atletas locais, visitantes e famílias que foram acompanhar e torcer. Ao final da prova, todos os participantes ainda concorreram a um sorteio de brindes.
Na categoria geral masculino, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi José Ferreira de Sousa Neto, com o tempo de 16 minutos e 49 segundos. Já na categoria geral feminino, a vencedora foi Solange Mariano, que completou os 5 km em 18 minutos e 40 segundos. A classificação completa da Corrida dos Santos Reis, com todas as categorias por idade e categorias PCD, pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/45Glhq2.
José Ferreira de Sousa Neto memorou muito o feito e disse que a vitória o motiva ainda mais a competir em Angra e em outras cidades do Rio de Janeiro e do Brasil.
— Estou muito feliz e realizado com essa vitória. Foi uma prova desafiadora, mas consegui manter o foco do início ao fim. Quero agradecer a todos que torceram por mim e, principalmente, parabenizar cada corredor que participou hoje. Todo mundo que veio para a rua, independentemente do resultado, já é vencedor. Essa conquista me motiva ainda mais a continuar competindo em Angra e em outras cidades do Rio de Janeiro e do Brasil — afirmou o campeão geral masculino.
Já Solange Mariano está acostumada a vencer. Esta foi a 13ª vez em que ela conquistou o primeiro lugar na tradicional prova angrense.
— Essa já é a 13ª vez que eu venço a Corrida dos Santos Reis, mas a emoção é sempre como se fosse a primeira. É uma prova que eu tenho muito carinho, pelo público, pela história e pela energia que a gente sente nas ruas. Estou muito feliz por representar tantas mulheres que acreditam no esporte e seguem firmes nos seus objetivos — comemorou a campeã geral feminina.
O secretário de Esportes e vice-prefeito de Angra, Rubinho Metalúrgico, destacou a importância do evento para o incentivo à prática esportiva.
— A Corrida dos Santos Reis já faz parte da história de Angra e, a cada ano, cresce e se fortalece. Foi muito bonito ver 1.000 pessoas nas ruas, se superando e celebrando o aniversário da nossa cidade. Tivemos atletas de várias categorias, desde jovens até competidores com mais de 80 anos, além dos PCDs, que são um exemplo de determinação. O esporte transforma vidas e vamos continuar ampliando essas oportunidades para a nossa população — afirmou Rubinho.