ITATIAIA
Emoção, superação e espírito esportivo marcaram a primeira edição da Corrida Caminhos Acessíveis, realizada no sábado, dia 13, no Parque Nacional do Itatiaia. O evento, promovido em parceria com a Evolution Itatiaia National Park, reuniu dezenas de pessoas com deficiência em um percurso de 3 km próximo ao Centro de Visitantes do parque.
A prova contou com o apoio do Instituto Pernas Solidárias Suzano, Inclusão Radical e Firma Cadência, e teve patrocínio da Parquetur e SOS Mata Atlântica. Participaram cadeirantes, pessoas com deficiência visual, autistas, indivíduos com paralisia cerebral e seus acompanhantes.

Corrida reforça inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência – Divulgação
Para o gestor do Parque Nacional do Itatiaia, Felipe Mendonça, a corrida simboliza um avanço importante na promoção da inclusão. “O Parque Nacional do Itatiaia sempre foi um espaço de contemplação e preservação da natureza. Agora, ele também se consolida cada vez mais como um espaço de inclusão. Essa corrida mostrou que todos podem viver a experiência da natureza em sua plenitude, e que a acessibilidade é parte fundamental da nossa missão”, disse Felipe.
O representante da Evolution National Park, Edvaldo Maciel, destacou a emoção de ver os participantes superando desafios. “Ver cada corredor cruzando a linha de chegada foi emocionante. Mais do que uma corrida, foi uma celebração da vida, da solidariedade e da força de superar limites. Esse evento mostra que quando a sociedade se une, conseguimos transformar desafios em conquistas”, afirmou Edvaldo.
Avanços em acessibilidade marcam o ano do Parque Nacional do Itatiaia
A Corrida Caminhos Acessíveis integra um conjunto de avanços em acessibilidade promovidos pelo Parque Nacional do Itatiaia em 2025. Em março, o parque sediou o 1º Encontro sobre Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais e inaugurou a Cachoeira Acessível do Camapuã, a segunda do Brasil adaptada para pessoas com deficiência. Em junho, foi inaugurado o Caminho Acessível do Voluntariado, conectando o Centro de Visitantes à lanchonete do Lago Azul. “Essas ações reforçam o compromisso do parque em ser um espaço democrático, onde a natureza pode ser vivenciada plenamente por todas as pessoas. O sucesso da corrida incentiva a ampliação de iniciativas inclusivas, garantindo que cada vez mais visitantes vivenciem a natureza com dignidade e segurança”, destacou Felipe Mendonça.







