Corredor Cultural em Barra Mansa terá estrutura para o Dia D de Vacinação

0

 

BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove para este sábado, dia 20, o Dia D de imunização contra Poliomielite e a Multivacinação. A ação irá ocorrer em todos os postos de saúde e no Corredor Cultural, das 8h às 16h. A meta da campanha nacional, que segue até o dia 9 de setembro, é imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra poliomielite e, através da avaliação de caderneta de todos os menores de 15 anos, atingir o objetivo da cobertura de 95% de todas as demais vacinas.
Neste Dia D, também serão aplicadas doses das vacinas contra a Covid-19 e Influenza. Para ser imunizada, a pessoa deve apresentar o cartão de vacina, RG, CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a quarta dose é crucial a apresentação do comprovante das anteriores.
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Yasmim Rio Verde, convidou a todos que ainda precisam se imunizar para participarem da campanha e ajudarem a divulgá-la. “É uma campanha primordial para aumentar a porcentagem de vacinados no município. A campanha convida todos os adolescentes menores de 15 anos para atualizar a caderneta de vacina e convida os responsáveis para imunizar suas crianças contra a poliomielite. É uma atividade primordial e creio que até setembro teremos números muito significativos para Barra Mansa”, destacou Yasmim.
A campanha da Poliomielite e da Multivacinação segue até o dia 9 de setembro, em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
CAMPANHA SEGUE NA SEGUNDA-FEIRA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretária de Saúde, segue nesta segunda-feira, 22, com a campanha de vacinação normal contra a Poliomielite e a Multivacinação no município. A ação acontece em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8h às 17h. Para se vacinar é
A Secretária de Saúde também dá continuidade às imunizações contra Influenza e Covid-19 em crianças, adultos e idosos. As doses contra gripe são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 9h às 16h, com exceção da Unidade de Saúde do Ano Bom, que funciona em horário estendido – até às 20h.
O cronograma para a imunização de crianças de 3 a 11 anos contra o coronavírus é o seguinte: Amparo (quarta-feira), Clínica da Família (quarta-feira), Floriano (terça-feira), Nove de Abril (quarta-feira), Paraíso de Cima (sexta-feira), Rialto (terça-feira), Roselândia (sexta-feira), Santa Lúcia (terça-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), São Luiz e Siderlândia (segunda-feira), UBS Centro e UBS Colônia (segundas e quartas-feiras), Vale do Paraíba (quinta-feira), Vila Coringa I (terça-feira), Vila Elmira e Vila Independência (quarta-feira), Vila Maria (quinta-feira) e Vila Principal (sexta-feira).
A vacinação contra Covid-19 também segue para adolescentes e adultos:
– 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;
– 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
– 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até o dia 22/04/2022; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;
– 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo o intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses.
Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG, CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a quarta dose é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.