CoordJuv e Saúde fazem ação para alertar sobre o Setembro Amarelo em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
Profissionais da Coordenadoria do Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) montaram na manhã de sábado, dia 25, um stand para mobilizar a população, sobretudo adultos e jovens, da importância de cuidar da saúde mental. A ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo, mês de conscientização de prevenção ao suicídio. Equipes das coordenadorias abordaram as pessoas na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, próximo a feira livre.
A ação contou com a distribuição de materiais explicativos sobre a campanha e informações sobre a rede de atendimento da Saúde Mental em Volta Redonda. “Nós unimos com a Saúde Mental e estivemos nas ruas para conversar com as pessoas sobre a importância do Setembro Amarelo. Alertamos para que que se alguém precisar ou souber de alguém que esteja precisando procure ou encaminhe para os locais de atendimento do município”, orientou a coordenadora da Juventude, Larissa Garcêz.
DADOS DA SMS
Ela ainda apresentou dados levantados pela SMS em 2021 que demonstram que, de janeiro a agosto deste ano, foram realizados mais de 80 atendimentos à pessoas que pensaram em se suicidar, sendo os jovens uma grande parte desse número. “Fomos as ruas para escutar as pessoas e falar sobre a acolhida para quem pode estar precisando. Foi uma manhã muito legal. Atendemos muitos jovens e idosos, que vieram conversar e falar sobre como foi este momento de pandemia”, contou a coordenadora da Juventude.
Larissa lembrou ainda que, os idosos, por exemplo, falaram que tiveram diagnóstico de ansiedade e de depressão na pandemia. “Isso é preocupante. Eles precisam de atenção para valorizar a vida”, contou a coordenadora, lembrando que neste domingo, dia 26, a ação acontecerá próximo a feira livre do bairro Vila Santa Cecília, embaixo da Biblioteca Municipal, das 9 às 12 horas.
PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA
Em outra ação, a Coordenadoria da Juventude fará nesta terça-feira, dia 28, às 19 horas, um bate papo online, através da plataforma Even, com o tema será “Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida”. Além de falar dos cuidados com a mente, também serão abordados os equipamentos públicos que o SUS oferece, através do município.
Participarão da conversa online: Aline Kruschewsky dos Santos Gonçalves, psicanalista, especialista em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes IPUB/ UFrj, mestranda em Atenção Psicossocial IPUB/UFrj e coordenadora do Capsi Viva Vida; Dra Zaira Mansur Novaes Silva, médica especialista em psiquiatria e dependência química, arteterapeuta/professora de Saúde Mental da UNIFOA, graduanda em terapias e práticas indianas; Dra. Marina Carvalho, médica especialista em psiquiatria da infância e adolescência e; Larissa Garcez, Coordenadora da Juventude de Volta Redonda.
As inscrições podem ser feitas através dos links e haverá certificado para os participantes inscritos: https://www.even3.com.br/pasevdv2021. Link de acesso: www.even3.com.br/streaming/pasevdv2021.
REDE DE ATENDIMENTO DE SAÚDE MENTAL DE VR
Procurar as unidades de Saúde mais próxima de casa como os serviços de Atenção Primária ou os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre 8 e 18 horas.
Caps II – Usina dos Sonhos, Rua Mariana do Carmo Nogueira Reis, nº 283, Vila Mury
Caps II – Vila Esperança Rua 93 C, nº 193, Vila Santa Cecília
Caps Infantil Viva a Vida – Avenida Amazonas, nº 175, Vila Mury
Caps II Sérgio Sibilio Fritsch – Rua Alimo Antônio Francisco, nº 243, Jardim Belvedere
Caps AD Lúcia Maria Bessada – Rua 2, nº 101, Conforto
Em casos de emergência, procurar a Rede de Urgência do município

error: Conteúdo protegido !