RESENDE
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20, a prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, ligada a Secretaria Municipal de assistência Social e Direitos Humanos, promove, na próxima quarta-feira, dia 16, a palestra “Repensando a Semana da Consciência Negra”. O evento acontece no Plenário da Câmara Municipal, localizado na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade, às 19 horas.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, a reunião terá como palestrante a Internacionalista e Mestre em Ciência Política, Tainah Pereira e irá abordar sobre a importância da Semana da Consciência Negra. “A palestrante conversará com o público sobre este momento em que discutem a situação social, cultural e econômica de uma parcela da sociedade, a população negra. Além de aspectos como saúde, educação e mercado de trabalho. É fundamental também que com encontros como esse chamem a atenção para os problemas diários enfrentados pela população negra em nosso país”, disse a secretária.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o Brasil. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.