Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Volta Redonda capacita agentes e funcionários do Cras

0

Cerca de 70 agentes, coordenadores, assistentes sociais, psicólogos dos Centro de Referência e Assistência Social (Cras) participaram do início do Curso de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, realizado pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas na última sexta-feira, no Teatro Professor Jesus Moreira Maciel, do Colégio Municipal João XXIII da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), no bairro Retiro.

“Nós estamos levando esta capacitação a toda rede de atendimento do município, junto às secretarias municipais de Saúde, Esporte e Lazer, Transporte e Mobilidade Urbana, Ação Comunitária, Educação, Guarda Municipal, atendendo determinação do prefeito Samuca Silva de construir políticas públicas de prevenção ao uso das drogas”, explicou o coordenador municipal de Prevenção às Drogas, Ricardo Vinicius da Cunha.

Na última sexta, funcionários da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) que trabalham nos 35 Cras dos bairros na área de Atenção Básica, foram beneficiados com a capacitação que acontecerá nas próximas cinco semanas, todas as sextas-feiras no teatro do João XXIII.

O palestrante foi o professor e funcionário do Hospital São João Batista, Ailton Carvalho. “Os Cras são portas de entrada no atendimento social para as famílias nos bairros. O profissional que é capacitado nesta questão, certamente fará um bom trabalho como multiplicador na assistência a saúde pública, a saúde mental, somando benefícios para todo um coletivo na área preventiva contra as drogas”, resumiu o professor Ailton, que abordou os fatos históricos e seus reflexos negativos do uso de drogas pela humanidade.

Duas funcionárias da Smac, a psicóloga Terezinha Stege, do Cras Ilha Parque, e a assistente social Eloah Medeiros, do Cras Vila Americana aprovaram o curso, e destacaram a importância da capacitação profissional no atendimento diário às famílias, principalmente pessoas jovens, que procuram os Centros de Referência nos bairros.

“O curso é ótimo porque podemos agregar conhecimentos que são fundamentais para o nosso trabalho com essas famílias com relação a prevenção”, define Stege. “Muito bom porque vai fortalecer o profissional no atendimento de ponta a esses jovens. Importante também porque terá continuidade com novas palestras”, enfatizou a assistente Eloah.

Na próxima semana, quem vai fazer a palestra é o professor e psicólogo Alexandre Martins que falará sobre Políticas Públicas e Rede de Atenção.

Segundo o Coordenador Ricardo da Cunha, no dia 23 de março, no mesmo local, das 8h às 12h, será feito o lançamento do programa Comunidade Preventiva junto com os professores e direção da Secretaria Municipal de Educação e Fevre, para a capacitação de prevenção às drogas na rede municipal de Educação.

O prefeito Samuca Silva (Podemos) ressaltou a importância da coordenadoria e a prevenção das drogas. “O principal objetivo da Coordenadoria é fortalecer o trabalho de prevenção, evitar com informações e conscientização, que os jovens cheguem às drogas. E para quem chegou, mostrar alternativas e possibilidades de deixar o vício, seja através do esporte, da cultura, do lazer, oferecer oportunidades para que as pessoas saiam dessa dependência química e do alcoolismo, o que somente lhe fará mal. Muitas vezes o jovem desconhece os prejuízos que tal dependência causará a sua saúde, comprometendo o seu futuro”, frisou o prefeito.

Deixe um Comentário