Coordenadoria da Igualdade Racial de Resende apresenta propostas e metas para 2026

Planejamento prevê seminário sobre saúde da mulher negra e fórum sobre religiões afro

Por Cyntia Freitas
38.cf.res.cidades.coordenadoria da igualdade racial.divulgaÇÃo

RESENDE

A Coordenadoria da Igualdade Racial de Resende apresentou propostas e diretrizes de trabalho para 2026 durante reunião com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O encontro reuniu o coordenador da pasta, Luis Cláudio Hermógenes, a secretária DE Assisência Social, Jacqueline Primo e a diretora de Direitos Humanos, Cátia Fonseca.

A reunião, realizada nesta semana, foi solicitada por um dos líderes do Movimento Negro em Resende, o presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Ubiratan de Oliveira, conhecido como Birinha, e teve como foco o alinhamento de ações e políticas públicas a serem desenvolvidas no próximo ano.

Entre as principais metas apresentadas para 2026 estão a realização de um seminário voltado ao debate sobre a saúde da mulher negra e a promoção de um fórum municipal para discutir questões relacionadas às religiões de matrizes africanas, ampliando o diálogo com a sociedade civil e fortalecendo o combate à intolerância religiosa.

Durante o encontro, também foi feito um balanço das ações desenvolvidas em 2025, fruto da parceria entre a Coordenadoria da Igualdade Racial e o Conselho Municipal. Segundo Birinha, um dos principais destaques do ano foi a criação do Programa Conecta Jovem, desenvolvido em conjunto com o Programa Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). “Com essa iniciativa, foi possível levar cursos livres profissionalizantes para jovens e adolescentes inscritos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque Minas Gerais, por meio de parcerias com a Universidade Estácio de Sá e o CIEE-Rio. Dos dez participantes, cinco já foram inseridos no mercado de trabalho”, destacou Birinha, ressaltando o apoio da Secretaria de Assistência Social no desenvolvimento das políticas públicas discutidas com a sociedade civil.

De acordo com o coordenador Luis Cláudio Hermógenes, outras ações de destaque em 2025 incluíram rodas de conversa em órgãos públicos sobre temas como racismo e intolerância religiosa; apoio à realização de bailes Charme em diferentes pontos da cidade; e a celebração de um acordo com a Comissão de Igualdade Racial da OAB-Resende para a implementação do Programa OAB Vai às Escolas, que promove debates antirracistas em instituições de ensino públicas e privadas. “As iniciativas reforçam o compromisso do município com a promoção da igualdade racial, o enfrentamento ao racismo e a construção de políticas públicas inclusivas em Resende”, complementa.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos