Coordenador de Resíduos Sólidos explica como funciona a Coleta Seletiva de Barra Mansa

1

Barra Mansa

A Coleta Seletiva, realizada pela Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), já atende 58 bairros, o que representa mais de 60% dos bairros do município. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre os horários, por quais locais o caminhão de coleta passa, e, como é feita a reciclagem. E para esclarecer a dúvida à população, o A VOZ DA CIDADE conversou com Ambientalista e Coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, que também falou sobre a importância das pessoas participarem da ação.

Pessoas que desejam entregar o lixo à coleta seletiva devem separar os materiais em sacolas transparentes. O lixo seco, como papéis, papelão, metais, plástico devem ser acondicionados separadamente. Os vidros quebrados devem ser bem embalados, as embalagens sujas devem ser limpas e as caixas de papelão dobradas uma dentro da outra. É fundamental ainda que o óleo de cozinha seja colocado em garrafas Pets para a coleta seletiva.

Já o lixo orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, deve ser disponibilizados para a coleta de lixo comum. Enquanto o lixo eletrônico como monitores de computadores, aparelhos celular, impressoras e afins, deve ser descartado em empresas e cooperativas próprias na área de reciclagem deste tipo de material.

De acordo com Jackson, realizar a reciclagem é ajudar o planeta sobreviver. “É muito fácil falar em reciclagem, mas às vezes o caminhão passa no bairro e a pessoa não participa”, disse, afirmando que o município está empenhado em fortalecer a coleta. “Muitas vezes culpam os governantes, mas na verdade cada um tem que olhar para si, e se perguntar para onde vai o seu resíduo”, disse, afirmando que a população precisa se adaptar à coleta seletiva.

Jackson ainda explicou que nos 58 bairros atendidos, a população deve se informar dos horários que o caminhão da Coopcat irá passar. “Basta colocar o material na calçada, nos horários estabelecidos para cada bairro. Uns na parte da manhã, outros a tarde”, ratificou, informando que, caso o bairro ainda não tenha a coleta implantada, basta ligar pra o telefone (24) 33226195 para receber orientações.

Bairros que têm Coleta Seletiva e horários

Terça-Feira: Manhã   

Ano Bom (Parte Alta)

Ary Parreiras

Cima Rosa

Lot.Cristo Redentor

Parque Independência

Ponto Final de Saudade

Santa Rosa

Saudade

Vila Maria

Vila Orlandélia

Quarta-Feira: Manhã

Albo Chiesse

Boa Sorte

Monte Cristo I

Piteiras

Roberto Silveira

São Luiz

Roberto Silveira (Varzea)

Quinta-Feira : Manhã

Bocaininha

Colônia

Cond. João Sachet

Cond. Outro Verde

Lot.Aymorê

Lot. Canaã Colônia

Lot. Hamônia

Lot. São Lucas

Morada da Colônia I

Morada da Colônia II

Morada do Vale

Moraes Dantas

Nova Colônia

Novo Horizonte

Santa Maria I, II e III

Vila Real

Vila Ursulino

Village do Sol

Village Primavera

Quinta-Feira: Tarde

Água Comprida

Major José Bento

Vila Brígida

Vila Nova

Sexta-Feira: Manhã

Abelhas II

Bairro de Fátima

Bom Pastor

Cotiara

Jardim Boa Vista

Monte Cristo II

Rua da Figueira

São Silvestre

Vila Independência

Vista Bela

Sexta-feira: Tarde

Morro do Cruzeiro

Verbo Divino

Vila Dea

Diária

Ano Bom (Comercial) –  16h30min às 18 horas

Centro  –      13h15min às 17 horas

Estamparia – 15h30min às 16h20min

Bairros a implantar a coleta seletiva

Cotiara,Vila Independência, Jardim América, Abelhas II, Monte Cristo II, Avenida Presidente Vargas, São Pedro, Jardim Marilu, Goiabal, Lot. Entanha, Santa Lúcia, Santa Clara, JardimMarajoara,Nova Esperança, Jardim Primavera, Roselândia I e II, Vale do Paraíba, Getúlio Vargas, São Francisco, Nove de Abril, São Carlos, Boa Vista I e II, Morada da Granja, São Sebastião.

1 comentário

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !