Coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa comenta sobre serviço de SMS Estadual para alerta de chuvas e desastres

0

A Defesa Civil estadual lançou na última segunda-feira, dia 18, o serviço de alerta de chuvas e riscos pelo celular com o objetivo de orientar a população sobre risco de alagamentos, enchentes e outros desastres, principalmente com a chegada da temporada das chuvas de verão. Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações e operadoras de telefonia móvel, o sistema vai atender moradores do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, gratuitamente.

Para o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, o pleno funcionamento do sistema trará segurança aos moradores de áreas de risco. “Um dos problemas de nossa cidade está relacionado à quantidade de famílias que residem próximas aos Rios Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul. Com as chuvas típicas de verão o risco de alagamento e enchente é eminente. O sistema de alerta por SMS oferece às pessoas a chance de terem, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomarem providências rápidas e evitar que sejam atingidas por esses desastres”, destacou Sergio.

O serviço começa na quinta-feira, dia 21, e a expectativa da Defesa Civil Estadual é de que, até o fim do mês de dezembro, mais de 25 milhões de pessoas recebam uma mensagem de texto pedindo que o CEP seja cadastrado via celular, viabilizando o sistema de mensagens direto sobre alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais nas áreas cadastradas.

O CADASTRO

De acordo com o coordenador, para ter acesso ao serviço, basta responder para o número 40199 as mensagens de SMS enviadas pelas operadoras de telefonia móvel. Quem não receber a mensagem poderá se cadastrar, através do envio de mensagem para o número 40199 com o CEP que o usuário deseja cadastrar. “O cadastro tem início com a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”, explicou Sérgio Mendes, ressaltando que ao responder indicando o CEP, o celular do usuário passa a receber alertas da Defesa Civil, acrescentando que o usuário que desejar o cancelamento do serviço também poderá fazê-lo por mensagem de texto.

Deixe um Comentário