Coordenador da Compod fala sobre aumento dos atendimentos a pessoas em dependência química

0

BARRA MANSA

O coordenador da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Compod), César Thomé, falou ao A VOZ DA CIDADE sobre o aumento de casos de pessoas em dependência de drogas no município. Segundo ele, como o número do Disk-ajuda (99907-6512), que realiza atendimento via WhatsApp, a demanda aumentou em pelo menos 70%. Thomé destacou que esse índice já vinha crescendo desde o início da pandemia e com a crise econômica os leitos sociais das comunidades terapêuticas para as internações diminuiu.

Segundo César Thomé, com o isolamento social, o atendimento através do WhatsApp foi muito positivo, agilizando o atendimento ao público. Contudo, o coordenador da Compod cita que grande maioria das famílias que o procuram, querem logo partir para a internação e ele explicou que o processo tem etapas e internar não é a primeira delas.

“Não é pegar a pessoa e internar direto. Se o sujeito está dependente da substância há dez anos, por exemplo, e entra para se internar de cara, ele não aguenta nem dois dias”, disse César, explicando que após o atendimento via WhatsApp, é feito um atendimento presencial e, após uma triagem, então o parente ou o usuário são encaminhados para os serviços especializados.

“A internação, por sua vez, é após o usuário passar por esses serviços”, disse, completando que com a crise econômica as vagas em comunidades terapêuticas estão mais escassas e argumentou que há necessidade de mais apoio do Governo Federal com verbas destinadas ao combate as drogas. “É uma situação complicada e difícil. Um total de 80% das famílias que me procuram não têm condições de pagar uma clinica particular e as sociais estão escassas. Com uma ajuda, poderíamos ter recursos para contratar os leitos”, expôs.

César Thomé falou também que a Compod pode ajudar e que o município possuí locais próprios também para auxiliar nisso, contudo o usuário precisa querer ser ajudado para poder mudar de vida.

Deixe um Comentário