Convênio assinado pelo DER beneficiará Porto Real

0

ESTADO/PORTO REAL

Nessa semana, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) assinou três novos convênios de cooperação técnica com cidades do estado. Um deles beneficia Porto Real. Os demais são para São João de Meriti e Mesquita.

Os convênios preveem a delegação, para os governos municipais, de serviços que contribuam para a melhoria da malha viária localizada nos limites das cidades parceiras. Em contrapartida, o órgão estadual ficará responsável, num primeiro momento, por aprovar os projetos, apresentados pelos prefeitos, e por fiscalizá-los, além de prestar assessoria técnica a todos.

Os acordos possibilitarão melhorias na mobilidade urbana e escoamento de mercadorias nas estradas. Com isso, a expectativa é que haja reflexos na atratividade de investimentos e, por extensão, no crescimento das economias locais. Porto Real, por exemplo, é conhecido por suas indústrias, o que proporciona à cidade o 29º Produto Interno Bruto (PIB) per capita entre os municípios brasileiros, segundo dados do IBGE (2016).

O prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT), ressaltou que a medida vai melhorar a vida da população. “O próximo passo é a publicação no Diário Oficial para depois apresentar os projetos que queremos fazer junto com o DER. Vou priorizar a questão da drenagem e as vias de acesso ao município, como a RJ-159, a Avenida Renato Monteiro e a Avenida Dom Pedro, com drenagem e asfalto. O principal objetivo é acabar com alagamentos na cidade nas principais vias. Os projetos estão prontos”, disse.

O presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade disse que a meta do órgão é fazer parcerias. “Ninguém governa sozinho. Só com a união de forças de todos, conseguiremos reerguer o estado do Rio e devolver dignidade à nossa população. Essa é a intenção clara do governador Wilson Witzel e do vice-governador Cláudio Castro. Já estamos virando o jogo também nas nossas estradas estaduais”, afirmou.

Anteriormente, já tinham sido feitas parcerias com Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Tanguá e Trajano de Moraes. Nesta segunda-feira, 26, será a vez de Teresópolis assinar o convênio.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !