VALENÇA
Uma denúncia feita ao programa Linha Verde, canal do Disque Denúncia voltado ao meio ambiente, resultou na identificação de diversos crimes ambientais no bairro Parapeúna, em Valença, nesta terça-feira, 1º. Policiais militares da 2ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) da Serra da Concórdia estiveram no local e flagraram irregularidades graves às margens do Rio Ubá.
No endereço informado, os agentes constataram a existência de uma construção residencial sem qualquer placa de identificação de obras ou licenciamento ambiental. Além disso, um caminhão basculante descarregava terra no terreno no momento da fiscalização. Ao abordarem o motorista do caminhão e o proprietário da área, os policiais confirmaram que a movimentação de solo, aterro e construção civil estavam sendo realizadas sem as devidas autorizações legais.
Ainda no local, os agentes pediram documentos referentes à origem da terra despejada e aos licenciamentos ambientais necessários, mas nenhuma documentação foi apresentada. Em um terreno vizinho, os policiais identificaram o início de uma nova construção com fundações, sapatas e resíduos de construção civil, também às margens do rio, o que agrava o impacto ambiental na região.
Diante das evidências, os envolvidos foram conduzidos à 91ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da Lei 9.605/98 e no artigo 4º da Lei 12.651/12, que tratam de crimes ambientais e uso indevido de áreas de preservação permanente.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).