RESENDE
A construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), além de uma rede de distribuição na Serrinha do Alambari (zona rural), foi solicitada pelo vereador Nelsinho Diniz (União Brasil) por meio de indicação aprovada pelo Legislativo nessa semana e já encaminhada ao Executivo para análise.
Para o vereador, a falta de uma ETA na Serrinha faz com que os moradores adotem recursos próprios para conseguirem abastecimento. “Em alguns casos, é preciso esticar uma mangueira em PVC até o curso de um desses rios e, por gravidade, encher reservatórios de condomínios ou residências”, disse Nelsinho Diniz, salientando que o consumo de água sem as devidas condições de uso pode provocar doenças como Cólera e Hepatite A, além de provocar febre e disenteria.
Segundo o parlamentar, a água consumida na localidade é, em sua totalidade, captada nos três principais rios que nascem no planalto de Itatiaia – são eles os rios Alambari, Pirapitinga e Santo Antônio. A Serrinha conta apenas com uma estação de filtragem de areia e adição de cloro, situada no início da Estrada dos Artesãos, responsável por abastecer poucas residências, mas insuficiente para atender a demanda da comunidade.
“Por isso vimos a necessidade de se construir uma ETA na Serrinha com urgência, além de uma rede de distribuição, visando a reduzir a concentração de poluentes na água, eliminando os materiais orgânicos e afins, para que não apresente riscos à saúde pública”, salientou Nelsinho.