VOLTA REDONDA
O Conselho do Movimento Pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda, em reunião de forma híbrida, com participação presencial e remota, no último sábado, dia 27, aprovou a criação da Juventude do MEP (JUVMEP). Na abertura, o conselheiro Pedro Paulo Vidal, ex-aluno do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), destacou que se tratava de um momento histórico nas quase três décadas de atuação do Movimento na Cidade do Aço e região, apresentando o tema para discussão e aprovação do Conselho.
Em seguida, o ex-estudantes do MEP e graduando em física (IFRJ), jovem Matheus Mattos, apresentou a proposta de criação do setor ‘Juventude do MEP (JUVMEP)’, elaborada em conjunto com outros jovens, estudantes e ex-estudantes do Movimento com até 29 anos. Matheus explicou que, inicialmente, não havia a intenção de formar o grupo, mas que, ao longo das discussões, perceberam a importância de integrar a juventude às áreas de atuação do Movimento. “Confesso que no começo não pensamos em criar esse grupo. Mas, à medida que avançaram os debates, decidimos assumir a responsabilidade, organizar e apresentar a proposta ao Conselho, porque acreditamos ser importante dentro da trajetória do MEP”, afirmou.
O JUVMEP
Matheus apresentou os principais objetivos da JUMEP, que é atuar em conexão com as áreas de atuação do Movimento (sociopolítica, socioeducacional, socioambiental e étnico-racial); apoiar e dinamizar a comunicação nas redes sociais e atualização do site e realizar atividades de apoio, pesquisas e estudos voltados às questões sociais relacionadas à juventude. Após a apresentação do Matheus, colaborada por outros jovens, o professor Erique Barcelos, presidente do Conselho e vice-coordenador do MEP, expressou sua emoção e destacou a importância do momento. “Na vida tudo tem seu tempo. Estou emocionado de participar deste momento”, destacou, ressaltando que o MEP sempre buscou dialogar com diferentes gerações. “A chegada da juventude de forma organizada representa continuidade e um compromisso renovado com a ética e a cidadania”, completou.
O professor Paulo Ricardo, conselheiro com mais de 20 anos de atuação no MEP, também se emocionou ao comentar a relevância da iniciativa. Os conselheiros Saulo Karol, Daniel, Zezinho, Marcele, Luana, Joana Myrrah e Pedro Paulo, manifestaram aprovação e parabenizaram os jovens pela proposta. A professora Tânia Bentes, voluntária de português no Pré-Vestibulinho do MEP, resumiu o sentimento do encontro em duas palavras, alegria e esperança.
Matheus em nome dos colegas Lucas, Alana,Liz, João Vitor, Pedro Castilho, Camile e João Gabriel, agradeceu a acolhida à proposta e destacou que brevemente encaminhará os nomes da JUMEP que farão parte do Conselho Maior do MEP. “Acredito que o JUVMEP fortalecerá a participação das novas gerações em defesa da cidadania, da justiça e da ética pública em Volta Redonda”, concluiu Matheus.


