Conselho de Turismo realiza reunião em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Volta Redonda promoveu quinta-feira, no auditório do Hotel Bela Vista, uma reunião com representantes de instituições ligadas ao turismo da cidade, como guias, agências, bares e restaurantes, entre outros. De acordo com a diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Débora Cândido, que também faz parte do Comtur, o objetivo da reunião foi explicar como funciona o conselho.

Ela disse que o Conselho foi eleito em maio, no mês seguinte foi eleita a diretoria e agora o Comtur precisa se organizar, porque o objetivo dele é contribuir na gestão pública do turismo. “Nas reuniões que vem ocorrendo, o grupo entendeu que precisava de um momento para se apresentar para o trade turístico. Existem outros empresários, outros segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo e o conselho entende que precisa se aproximar mais”, explicou Débora.

Durante o encontro, além da apresentação, foram abordados eventos futuros como o Fórum Municipal de Turismo, que vai acontecer em setembro, além de temas como o Cadastur, que é um cadastro obrigatório para alguns setores e é feito pelo Ministério do Turismo.

O presidente do Comtur, Djalma Augusto dos Santos Mello, participou da reunião e ressaltou a importância do encontro, citando Volta Redonda como uma cidade que se encontra estrategicamente no Vale do Café. “Volta Redonda tem um fato interessante: uma arquitetura patrimonial modernista. Além disso, tem uma rede de gastronomia excelente e bons hotéis. Queremos fazer com que Volta Redonda não fique somente na ideia de turismo comercial e empresarial. A cidade tem muito mais para ser apresentado. Temos uma cultura belíssima. Constantemente recebemos turistas não só nacionais. Queremos colocar a cidade no mapa não só do Vale do Café, mas também no cenário nacional”, afirmou Djalma.

O guia de turismo Douglas Alves Moreira atua na região há 5 anos e comentou que este foi o primeiro encontro deste tipo que ele participa. “Acho que essa reunião permite a busca por facilitar o entendimento da cidade sobre o que é o turismo, como trabalhar o turismo em Volta Redonda, além de fortalecer a imagem da cidade”, disse Douglas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, afirmou que este encontro é uma grande oportunidade para o surgimento de novos negócios que vão movimentar a economia da cidade. “Aproveitamos para fazer o pré-lançamento da nova marca do Turismo que será lançada oficialmente no Salão de Turismo, na próxima semana. Esta é uma das muitas iniciativas que virão para fortalecer os negócios de turismo, é essencial”, contou Joselito.

Para o prefeito Samuca Silva, a participação de todos os atores ligados ao turismo da cidade, tanto poder público quanto sociedade civil, é fundamental para o desenvolvimento do turismo na cidade. “Temos investido em preservação de áreas naturais, como o Vale dos Puris e a criação do Jardim Botânico, temos uma estrutura gastronômica e hoteleira ótima e também muitas atividades culturais e esportivas. Com essa união, esse trabalho em parceria, podemos tornar Volta Redonda muito mais visível e atraente para os visitantes e fortalecer seu papel no cenário turístico nacional”, afirmou Samuca Silva.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !