Conselheira tutelar de Barra Mansa relata aumento nas denúncias de abuso sexual a menor de idade

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

O Conselho Tutelar de Barra Mansa informou ao A VOZ DA CIDADE que durante o período de pandemia, as denúncias de casos de abuso sexual a menor de idade teve um aumento no município. De acordo com a conselheira e coordenadora do órgão, Isabela Carvalho, entre os casos de abandono, negligência e maus tratos, o de abuso tem se destacado.

Isabela comentou que não acredita que o aumento seja especificamente um reflexo do isolamento social. “Acredito que por causa da divulgação de informações e dos canais de denúncias, além da conscientização sobre o assunto, as denúncias crescem cada vez mais”, relatou.

A conselheira disse ainda que foi esta sendo planejado um fluxo de atendimento a esses casos com o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e hospitais. “Isso servirá para evitar a revitimização, ou seja, a vítima não precisará falar com várias pessoas, e sim apenas com um responsável. A partir disso, nós poderemos proceder da forma correta”, detalhou, explicando quais são os encaminhamentos. “Tem o caminhamento para o pronto atendimento no hospital, para o boletim de ocorrência com a polícia e o IML. Temos toda uma rede trabalhando com essa família”, afirmou.

Segundo a coordenadora, a maioria dos agressores são pessoas próximas às vítimas. “Em quase todos os casos o culpado é o pai, padrasto, tio, irmão, vizinho e por aí vai. A violência sexual não é somente a penetração, é o passar de mão ou o assédio, engloba várias coisas”, destacou, concluindo que para que o menor de idade conte sobre o ato de violência, é importante que ele tenha um vínculo de confiança com a família. “Muitos não confiam e sentem medo, porque o agressor usa da fragilidade para manipular a pessoa a não contar”, assegurou.

Atendimento do Conselho tutelar

No dia 4 de junho foram iniciadas as atividades administrativas internamente, na sede do conselho, localizado na Rua Cícero Cunha, nº 48, na Estamparia. Contudo os atendimentos seguem sendo feitos de forma online. O Conselho Tutelar de Barra Mansa está funcionando em sistema de plantão de 24 horas desde o dia 18 de março. O atendimento é feito através do WhatsApp (24) 99957-9209.  “Não adianta ir a sede, tem que entrar em contato pelo número e terá um conselheiro de plantão para fazer o atendimento. Para os casos graves nós saímos para averiguar as ocorrências”, finalizou Isabela.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos