Conscientização de prevenção ao câncer de mama e colo de útero acontece na UPA

0

BARRA MANSA

Hoje, dia 15, os agentes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente estiveram na Unidade de Pronto Atendimento de Barra Mansa (UPA) realizando uma conscientização sobre a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. No local foram abordados pacientes e funcionários sobre a importância da realização dos exames, já que o diagnóstico precoce viabiliza em 95% a cura da doença.

De acordo com a enfermeira do programa, Williana Cardoso de Brito, existem alguns sinais do câncer de mama, que podem ser observados. “Como a mudança no tamanho ou formato dos seios, vermelhidão, nódulos, inchaços e dores das axilas, alterações na textura da pele e vazamento de líquido nos mamilos”, expôs, ratificando que esse autoexame não substitui o exame clínico realizado pelo médico ginecologista, mastologista ou enfermeiro, e o rastreamento mamográfico.

Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde de Barra Mansa estão trabalhando com sala de espera abordando a prevenção ao câncer de mama e de útero e ainda com horários alternativos para atender as mulheres que trabalham durante o dia. Além disso, será realizado também, no próximo sábado, dia 19, o Dia D de combate ao câncer de mama e de colo de útero. Os exames, assim como os encaminhamentos, serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas policlínicas do Nove de Abril, Vila Nova e Boa Sorte, entre 8 e 17 horas.

Segundo secretário de Saúde, Sérgio Gomes, mensalmente são disponibilizados de 600 a 800 procedimentos no município. “O serviço é realizado por uma clínica conveniada ao município. Para isso, a paciente precisa do encaminhamento médico. O exame é agendado pela própria Unidade de Saúde, através do setor de marcação de consultas, que funciona na Rua Pinto Ribeiro, 65, no Centro”, disse, concluindo que após o agendamento, o exame leva em média 20 dias para ser realizado e o resultado é entregue em aproximadamente dez dias.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !