AGULHAS NEGRAS
O conjunto transportador de dimensões inéditas na Rodovia Presidente Dutra enfrentou problemas ao passar por Itatiaia nesta quinta-feira, dia 21. Com 135 metros de comprimento, 6 metros de largura e peso superior a 800 toneladas, a carga especial iniciou a movimentação às 9 horas, conforme o cronograma estabelecido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo a corporação, o comboio cruzou a divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro dentro do horário previsto. Apenas o transformador, que está sendo levado de Guarulhos (SP) para o Porto de Itaguaí (RJ), pesa mais de 300 toneladas e é considerado o maior já transportado pela Dutra.

Concessionária RioSP reforçou a necessidade de atenção redobrada dos motoristas que circulam pelo trecho-Divulgação PRF
Por volta das 10 horas, a carga precisou parar no km 334, no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, após o estouro de pneus do conjunto. A PRF informou que a pista precisou ser totalmente interditada para reparos.
Às 10h59min, o comboio voltou a trafegar e, em seguida, já passou pela praça do pedágio de Itatiaia, retomando o percurso previsto. Durante o período de manutenção, o tráfego foi desviado para dentro do Posto Fiscal de Nhangapi.
A concessionária RioSP reforçou a necessidade de atenção redobrada dos motoristas que circulam pelo trecho, orientando respeito aos limites de velocidade e ao distanciamento seguro.

Previsão é de que o comboio chegue a Penedo e fique parada até às 14 horas – Divulgação PRF
De acordo com a concessionária, a previsão é de que carga chegue até a saída do km 317 Norte (antes do acesso a Penedo) e fique até às 14 horas, quando segue para Bulhões, em Porto Real e fique parada no km 298 Norte a partir das 16 horas, onde o comboio vai pernoitar. Na sexta-feira, às 9 horas, reinicia o deslocamento do conjunto transformador. A previsão é de parada no km 282 Norte (Guanabara Diesel) até às 16 horas para desafogar o trânsito e pernoitar.