RESENDE
No início da noite desta quinta-feira, dia 11, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município. Já o número de notificações da doença subiu para sete, sendo que dois deles já foram descartados, quatro aguardam resultado de exames laboratoriais e um confirmado.
Em comunicado oficial veiculado nas redes sociais, a prefeitura informa que o paciente é um homem, de 33 anos. O paciente passa bem e está em isolamento em casa. Ele está sendo acompanhado por profissionais de saúde da rede municipal.
Na nota, a Prefeitura de Resende, pede para que, em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, mal-estar, cansaço e lesões na pele ou mucosas, o morador procure imediatamente uma unidade de saúde.
RECOMENDAÇÕES
O secretário municipal de Saúde, Jayme Neto informou na quarta-feira, dia 10, que a prefeitura recebeu um protocolo que recomenda o uso de máscaras principalmente para gestantes, puérperas e lactantes. “Essa recomendação é ainda maior em ambientes com indivíduos potencialmente contaminados com o vírus”, disse o secretário, acrescentando que atualmente, agindo de forma preventiva, o município realiza treinamentos para os profissionais de saúde, que são a linha de frente diante dos primeiros cuidados com infectados.
Neto ainda disse que a orientação para a população diz respeito a protocolos de segurança. “Vale dizer que cabe a todos se proteger. Lavar as mãos, usar evitar o contato pessoal e o uso de máscaras. A transmissão da Varíola dos Macacos é um pouco diferente da Covid-19, mas os cuidados são basicamente os mesmos”, explicou.
Outra recomendação da nota técnica do Ministério da Saúde diz respeito ao uso de preservativo em todos os tipos de relações sexuais, seja ele, oral, vaginal, anal.