Confirmado o primeiro caso de Covid-19 em Itatiaia

0

ITATIAIA

O primeiro caso de contaminação do novo coronavírus (Covid-19) foi registrado no município na noite desta sexta-feira, dia 10. A informação foi dada pela prefeitura, por meio da secretaria de Saúde. A paciente é uma mulher de 35 anos. O estado de saúde da paciente é estável. Ela está em isolamento domiciliar com a família, que são acompanhados pelo serviço de Epidemiologia.

Itatiaia era o único município da região das Agulhas Negras, que também integra Resende, Porto Real e Quatis, que não tinha registrado nenhum caso confirmado de Covid-19.

Com a primeira confirmação da doença, dos 19 casos suspeitos, apenas este foi confirmados, uma vez que 17 foram descartados e um caso aguarda o resultado dos exames pelo em exame laboratorial do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Não há nenhum óbito.

De acordo com a administração municipal o Gabinete de Crise desenvolveu diversas medidas temporárias com o objetivo de conter uma possível proliferação do novo coronavírus na cidade, entre eles, o isolamento social e a implantação de barreiras sanitárias nos acessos de entrada e saída do município.

O prefeito Eduardo Guedes da Silva reforçou o pedido à população que faça a quarentena domiciliar. “Faço um apelo à população para tomarmos as medidas de higiene necessárias e, principalmente que fiquem em casa. Só saia em extrema necessidade. O isolamento social é o que é de mais importante para o combate do coronavírus no nosso país”, afirmou Guedes ressaltando que o teste de um paciente que foi a óbito e estava com problemas respiratórios deu negativo. “Na semana passada, por meio das redes sociais, foi informado de um paciente que veio a óbito com problemas respiratórios. Ressaltamos que o protocolo é de que quando uma pessoa vem a óbito com problemas respiratórios deve ser investigada a possibilidade de ela ter sido infectada com coronavírus. Foram colhidos exames e o resultado do teste foi negativo”, destaca.

Deixe um Comentário