>
728x90 vacina (1)

Confira como ficaram as novas composições das câmaras de vereadores após fim da ‘janela partidária’

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

SUL FLUMINENSE

Após 30 dias, terminou na última sexta-feira, 5, o período denominado ‘janela partidária’, onde vereadores podem trocar de partido sem correrem o risco de perder o mandato. Isso acontece em cada ano eleitoral. A data limite para filiação foi no dia 6 para quem não tem mandato eletivo. O A VOZ DA CIDADE fez um levantamento de como ficaram as câmaras de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende. Pela pesquisa, a maior parte de parlamentares aproveitou a oportunidade para fazer a troca.

A janela existe para oportunizar a troca de partido sem que o eleito perca o mandato. O entendimento da Justiça é que o mandato pertence ao partido, apenas dando essa flexibilidade de sair da legenda no último ano. Além da janela partidária, existem outras duas situações que permitem a mudança de legenda com base em justa causa: o desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Em Volta Redonda, onde é o maior colégio eleitoral da região Sul Fluminense – com mais de 225 mil eleitores, segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 21 vereadores no Legislativo. A nova composição da Casa ficou assim: Fábio Buchecha saiu do PSC e foi para o Democracia Cristã (DC);  Vair Duré deixou o Podemos e foi para o Progressistas (PP); Neném era do DEM e foi para o PP; Paulo Conrado deixou o DC e ingressou no Podemos; Pastor Uchôa saiu do Republicanos e entrou no MDB; Luciano Mineirinho deixou o PSD e está agora no União Brasil; Rodrigo Furtado era do PSC e foi para o PL; Cacau da Padaria deixou o PMB e ingressou no Solidariedade; Rodrigo Nós do Povo saiu do PL e está no MDB; Paulinho AP era do DEM e ingressou no Agir; Renan Cury agora é do PP após se desfiliar do Solidariedade; Lela era do PSC e está agora no PSD; Temponi se filiou ao União Brasil, deixando o PRB; Jorginho Fuede saiu do PSDB e entrou no PDT; Hálison Vitorino era do PP e ingressou no Republicanos; Betinho Albertassi saiu do União Brasil e agora é Republicanos.

Edson Quinto continua no Partido Liberal (PL). O vereador Novaes se manteve no Progressistas (PP), Walmir Vitor continua no Partido dos Trabalhadores (PT), Sidney Dinho é do PRD que é a fusão do Patriotas – seu partido originário – e PTB. Raone Ferreira se manteve no PSB.

Dos 21 vereadores, apenas cinco continuaram nos partidos que foram eleitos em 2020.  A mudança na câmara foi de 76%.

BARRA MANSA


Em Barra Mansa, segundo o TSE, são 135.565 eleitores. A câmara tem 19 vereadores e sete se mantiveram em suas legendas. A mudança representou 63% do Legislativo municipal. Os que continuaram nos partidos em que foram eleitos em 2020 são: Casé (União Brasil), Eduardo Pimentel (PV), Fernanda Carreiro (PT), Paulo Chuchu (União Brasil); Waguim (União Brasil); Pissula (PV), José Marques (PSD).

Os que mudaram de partido foram: Cristina Magno deixou o PP e foi para o PL; Deco saiu do PSC e entrou no Republicanos; Gustavo Gomes saiu do Republicanos e está filiado no MDB; Jefferson Mamede está no PL após sair do PSC; Luciana Alves se desfilou do DEM e é agora do MDB; Marcel Castro é agora do PDT após sair do Cidadania; Marquinho Pitombeira é agora do PL após se desfiliar do União Brasil; Paola da Pizzaria deixou o PSDB e agora é PDT;  Furlani saiu do União Brasil e se filiou ao PL; Paulo Sandro deixou o Democracia Cristã e agora é Solidariedade; Rayane Braga saiu do União Brasil e está agora no PL; Daniel Maciel saiu do PP e entrou no Agir.

Em Barra Mansa, dois vereadores atuais não disputarão a reeleição: Furlani é pré-candidato a prefeito e José Marques não virá mais para a disputa após seu sétimo mandato.

RESENDE

Em Resende são 17 vereadores. Na cidade são cerca de 97 mil eleitores. Oito vereadores permaneceram em suas legendas. O percentual de mudança foi de cerca de 53%. A composição agora ficou da seguinte maneira: Sandro Ritton saiu do União Brasil e foi para o Progressistas; Soraria Balieiro saiu do PSD e foi para o Podemos; Matheus Oliveira saiu do Podemos e entrou no União Brasil; Edson Peroba saiu do Cidadania e entrou no Avante; Hick Sene deixou o União Brasil e agora é do PP; Tiago Forastieri deixou o PP e se filou ao Cidadania; Renan Marassi saiu do PL e ingressou no Republicanos; Márcia Lima se filiou ao Agir após sair do Republicanos; Roque agora é do MDB a saiu do PL.

Os que continuaram nos partidos nos quais foram eleitos são: Nelsinho Diniz (União Brasil); Kael (PSD); Davi do Esporte (União Brasil); Professor Wilson (PL); Fábio Lucas (Avante); Paulinho do Futsal (Cidadania); Zé Antônio (PL); Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos).

Quem não vem para reeleição é Renan Marassi que é pré-candidato a prefeito.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos