Confira as cidades que já informaram qual será o calendário de vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra Covid-19

0

SUL FLUMINENSE

Mais cidades iniciaram nesta segunda-feira a vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. Todas atendendo ao público de comorbidades e deficiências. Foi um dia com muitos sorrisos, choros e fotos. Barra Mansa foi a primeira cidade da região a começar a imunização, no último sábado. Amanhã, mais pequenos corajosos receberão as picadinhas em outras cidades.

Para receber a aplicação, na maioria das cidades, é necessário apresentar o cartão de vacinação da criança, o laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, CPF da criança, comprovante de residência, cartão do SUS da criança (se possuir) e ter um intervalo de 15 dias com outras vacinas. Além disso, os pais ou responsáveis devem estar presentes. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, que pode ser encontrado nas unidades de saúde.

O Ministério da Saúde recomenda que a segunda dose seja ministrada no intervalo de até oito semanas.

Começaram a aplicação hoje  Volta Redonda, Resende, Pinheiral, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes e Mendes.

Volta Redonda concentrou a vacinação em duas escolas: Delce Horta Delgado, no Aterrado, e João XXIII, no Retiro, das 9 às 16 horas. Um dos primeiros vacinados do dia foi José Aquiles Souza da Silva, de 8 anos. Ele recebeu a primeira dose no Colégio Delce Horta Delgado, no bairro Aterrado. O avô da criança, Damásio Francisco de Souza, destacou que não há dúvidas em relação à vacina, a proposta de vacinação para crianças foi recebida por toda a família como um grande alívio.  “A vacina nos traz esperança em dias melhores, saber que meu neto está protegido através da vacina é uma tranquilidade para toda família. Acreditamos na vacinação e precisamos conscientizar todos para vacinarem seus filhos, netos, sobrinhos. Vacina é proteção”, disse.

A mãe de Manoela Italoray, de seis anos, Priscila, estava muito emocionada. “Com a vacina, minha filha não está mais numa guerra sem proteção”, afirmou

Foto: Cris Oliveira PMVR

Resende foi o primeiro município da região das Agulhas Negras a iniciar a vacinação de crianças. A imunização acontece das 13 às 16 horas, na Policlínica Cidade Alegria; ESF Liberdade, ESF Paraíso, ESF Jardim Beira Rio e Centro Municipal de Imunização no Posto do Estado, no Centro Histórico da cidade.

As crianças que estiverem infectadas com a doença, mesmo que assintomáticas, precisam aguardar 28 dias para receber a vacina.

Vacinação em Resende – Raimundo Brasil PMR

Pinheiral também iniciou a imunização em crianças com comorbidades. Mas apenas de 10 a 11 anos, devido ao baixo número de doses que chegaram na cidade. A aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde da Família dos bairros Ipê e São Jorge, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Posteriormente, após a entrega de nova remessa que deve acontecer ainda esta semana, todas as demais unidades também serão abastecidas e preparadas para imunização do público-alvo.

O mesmo aconteceu em Mendes. A vacinação será hoje, terça e quarta-feira, aplicada de 8 às 16 horas no Setor de Imunização, Centro. A prefeitura informou que ao chegar mais doses outros grupos serão imunizados. Em Paty do Alferes a imunização também começou, de 9 às 16 horas  na Maternidade da cidade. Amanhã não tem aplicação, retornando quarta e quinta-feira. Engenheiro Paulo de Frontin está vacinando também crianças em situação de vulnerabilidade. A aplicação acontece das 8 às 17 horas, em todas as unidades da rede pública de saúde. É necessário agendamento.

Em Paraíba do Sul teve início nesta segunda-feira, 17, o agendamento para vacinação infantil que começa na quarta-feira.

NA TERÇA-FEIRA

Algumas cidades informaram o início da vacinação para esta terça-feira. São elas: Itatiaia e Vassouras.

Em Itatiaia chegaram 183 doses nesse primeiro lote. É preciso que as crianças estejam acompanhadas dos pais e lá não há necessidade de prescrição médica, bem como documento de autorização para a vacinação.

O secretário de Saúde de Itatiaia, Leandro Oliveira, disse que a previsão é de que crianças sem comorbidades ou deficiências permanentes começarão a ser vacinadas a partir de fevereiro. “O município de Itatiaia espera vacinar 3.277 crianças nas próximas semanas, de acordo com o fornecimento de vacinas pelo Estado”, informou Oliveira.

Em Vassouras serão imunizados meninos e meninas de cinco a 11 anos, acamados ou restritos ao leito, portadores de Síndrome de Down e deficiências permanente. A aplicação será feita em domicílio por agentes de saúde.

A Prefeitura de Rio Claro informou que começará o agendamento para vacinação em crianças com comorbidades, deficiências e quilombolas nesta terça-feira, de 8 às 17 horas.

QUARTA-FEIRA

A vacinação em crianças com comorbidades e deficiências em Quatis e Porto Real será a partir de quarta-feira. O mesmo acontecerá em Barra do Piraí, segundo informações extraoficiais. A cidade inicia com meninos de 11 anos. No dia 12 serão as meninas de 11 anos e na sexta-feira, 20, repescagem.

Em Porto Real a campanha acontece das 8h30min às 17 horas, em todas as USFs do município. Em Quatis a vacinação será nesta quarta e sexta-feira, 19 e 21, das 9 às 14 horas, na Casa da Criança, no Centro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os responsáveis devem comparecer ao local de vacinação para realizar o agendamento da vacina até terça-feira, dia 18, levando RG, CPF, comprovante de residência e documento (laudo ou receita) que comprove a condição clínica da criança.

SEXTA-FEIRA

A cidade de Piraí informou que começa a vacinar as crianças com comorbidades a partir de sexta-feira, 21, na Escola Lúcio de Mendonça, no Centro. Após a vacinação desse grupo será avançada por critério de idade, em ordem decrescente, ou seja, de 11 a cinco anos.

BARRA MANSA SEGUE COM VACINAÇÃO

Barra Mansa começou a aplicação da Pfizer no sábado, 15. A imunização acontece nos postos de saúde dos bairros, e das 9 às 20 horas na Unidade de Saúde do Ano Bom. As unidades são as seguintes: UBS Centro, Clínica da Família da Vista Alegre; Vale do Paraíba; Siderlândia; Vila Independência; Paraíso de Cima; Vila Maria; Vila Elmira; Roselândia; Vila Principal; São Luiz e Santa Lúcia. Em todos estes locais o atendimento é de segunda a sexta-feira.

Nos distritos, os dias da semana são diferentes: Amparo (sextas-feiras); Santa Rita de Cássia (quintas-feiras); Floriano (terças-feiras) e Rialto (terças-feiras).
O horário de atendimento é o mesmo em todas as unidades: das 9 às 16 horas.