Conferência Municipal discute o desenvolvimento de setores produtivos, em Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS

Os representantes dos principais setores produtivos de Angra dos Reis estarão reunidos nesta sexta-feira, 19, às 9 horas, na Casa Larangeiras, situada à Rua Arcebispo Santos, nº 131, no Centro, durante a I Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquícola e Pesqueira. A proposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Secretaria Executiva de Agricultura é o de estabelecer as diretrizes, definir as prioridades e coletar as propostas que auxiliarão no processo de construção participativo do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquícola e Pesqueiro de Angra dos Reis.

Aberta à participação popular a Conferência de Desenvolvimento Rural terá a formação de grupos de trabalho. Eles terão como incumbência indicar propostas que serão analisadas para elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquícola e Pesqueiro de Angra dos Reis.

Segundo o secretário Executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca do município, Wagner Junqueira, o Plano Municipal será desenvolvido em 2019. As metas serão discutidas junto com os conselheiros representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquícola e Pesqueiro, que por sua vez será eleito durante a Conferência com o mandato 2018-2019.

O secretário pretende fortalecer as articulações entre os setores produtivos envolvidos na Conferência. “A articulação dos setores, de modo a garantir que o maior número de produtores rurais, aquicultores e pescadores acessem os programas e ações dos poderes executivos municipal, estadual e federal é um dos principais desafios. Com a conferência, espera-se promover o fortalecimento de organizações sociais ligadas ao setor, a fim de discutir políticas públicas necessárias para seu desenvolvimento”, informa. Com a consolidação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquícola e Pesqueiro, o governo municipal pretende garantir melhorias para as famílias que atualmente sobrevivem das atividades econômica destas atividades. “É de interesse do Governo Municipal a participação social na construção do Plano, para nortear as ações do Executivo, tornando o processo o mais democrático e transparente possível e atendendo as demandas do setor elencadas e discutidas por quem vive a realidade da agricultura, pecuária, aquicultura e pesca. Dessa forma, buscaremos promover o desenvolvimento econômico social sustentável dos setores envolvidos, fomentando a criação de novas alternativas de produção e comercialização dos produtos, além de garantir a sustentabilidade das ações e a conservação do meio ambiente”, explica Wagner Junqueira.

A produção do Bijupirá é uma das atividades aquícolas em Angra dos Reis

A Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca espera que a partir da constituição do Conselho Municipal, a proximidade com o cidadão garante atender aos anseios da população. “Com o Conselho devidamente constituído, poderemos ouvir melhor os anseios do setor, pois os mesmos estarão mobilizados através do órgão consultivo. Além disso, a equipe gerencial, técnica e administrativa da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca estará à disposição do Conselho para elaborar democraticamente o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquícola e Pesqueiro de Angra dos Reis”, finaliza Junqueira.

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

8h30min – Credenciamento

9h30min – Abertura

10h – Aprovação do Regimento da Conferência

10h30min – Coffe break

10h45min – Palestra

11h30min – Divisão dos grupos de trabalho e orientações

12h – Almoço

13h30min – Discussão em grupos de trabalho

15h – Coffe break

15h15min – Eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil

16h – Plenária final

Deixe um Comentário