Conferência de Mobilidade Urbana apresenta diagnóstico qualitativo das demandas da população

0

VOLTA REDONDA

Nesta sexta-feira e sábado acontece a 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado. Lá, será apresentado aos presentes o diagnóstico qualitativo das demandas da população a respeito de mobilidade urbana. O documento foi elaborado após 21 encontros, realizados em diversas regiões da cidade com a população. Foram colhidos dados e recebidas demandas e sugestões de melhorias para a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município.

O evento tem início hoje das 18 às 21 horas e, no sábado, acontece das 8 às 11 horas.  Segundo o secretário Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comutran) vai fazer o controle social do Plano de Mobilidade Urbana. “Estamos construindo o plano de forma participativa. Fizemos encontros nos bairros para ouvir a população e agora vamos apresentar o diagnóstico com as maiores demandas. Através do Comutran, a população irá fazer a fiscalização e aplicação do PlanoMob”, explicou o secretário.

Wellington explicou a importância de existirem políticas públicas efetivas para mobilidade urbana. “Durante os encontros, os moradores ainda tiveram a oportunidade de conhecer um diagnóstico sobre a mobilidade de Volta Redonda. Entre 2001 e 2015, a nossa população cresceu cerca de 7%, enquanto a frota de veículos aumento mais de 130%. Somos a cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais carros para cada 100 mil habitantes”, destacou.

Para o prefeito Samuca Silva (Podemos), essa será uma oportunidade de debater a cidade. “Vamos criar políticas públicas para mobilidade urbana para os próximos 20 anos. Precisamos pensar a cidade para o presente e o futuro. Criamos agora o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Mas além da eleição para os membros do Comutran, nossa 2ª Conferência também será mais uma etapa da construção do Plano de Mobilidade Urbana”, disse.

VEÍCULOS EM VOLTA REDONDA EM 2015

Segundo dados do Denatran, de 2015, eram 91.189 automóveis em Volta Redonda, sendo 2.368 caminhões, 312 caminhões trator, 6.560 caminhonetes, 4.507 camionetas, 424 microônibus , 14.820 motocicletas, 2.106 motonetas, 630 ônibus, sete tratores de rodas, 715 utilitários, e 1.458 classificados como outros. O total de veículos era de 125.096.

 

Deixe um Comentário