Entre os dias 15 e 19 de outubro ocorre a votação online, no Portalvr, para definir o mascote dos Jogos Estudantis de Volta Redonda de 2019 (Jevre) 2019. O autor do desenho vencedor será premiado no encerramento do Jevre 2018, dia 27 de novembro e acontecerá no ginásio poliesportivo da Ilha São João.
O artista gráfico, fotografo, design e jornalista Magela Bastos, 48 anos, convidado pelo Poder Público para ajudar na coordenação. “O tema foi a nossa fauna, com a sugestão da capivara. Me surpreendeu que são jovens talentosos, cada um com o seu estilo próprio de desenho. Eles já tem o traço, a identidade. São futuros talentos que estão sendo revelados, todos muito criativos. Uma coisa é você copiar um desenho, outra é a criação. Eles desenvolveram trabalhos maravilhosos”, enfatizou.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Educação e Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), promoveram uma oficina de desenho para a escolha do Mascote dos Jogos Estudantis (Jevre 2019). A iniciativa contou com a participação de 12 candidatos, alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. De acordo com o regulamento, representantes da Smel e do Centro Cultural da Fundação CSN – FCSN irão selecionar os cinco melhores desenhos.
O desenhista, Leonardo Martins, 12 anos, do Colégio Municipal Delce Horta, falou da sua expectativa. “Quero ver o meu desenho selecionado entre os cinco melhores para entrar em votação final. Desenho desde que eu tinha quatro anos”, alegou.
A secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, comemorou a parceria com a FCSN pelos valores que são agregados aos alunos e às escolas. “A oportunidade que a Fundação CSN ofereceu, disponibilizando um profissional, materiais e o espaço do Centro Cultural, realmente é espetacular porque significa a valorização dos alunos que estão participando”, afirmou, completando que a sala de desenho é utilizada para a formação e difusão cultural por desenhistas profissionais e amadores, público de todas as idades. Segundo a secretária, a proposta da Smel com a parceria veio de encontro ao trabalho que desenvolvemos neste setor, de grande importância para o desenho. E, para ela, quem ganha com isto é a cultura, a cidade.