Concerto 2018 do Camerata de Cordas acontece nesta quinta-feira

0

BARRA MANSA

Acontece nesta quinta-feira, às 20 horas, a apresentação do Camerata de Cordas do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. A apresentação será na sede do projeto, no Parque da Cidade, Centro. Esse será o concentro da Temporada 2018. O evento tem classificação livre e entrada gratuita.

Serão apresentadas obras de Albinoni, Stamitz, Holst e Telemann, contando esta última com solo do violista Adllas Gabriel. De acordo com o regente do grupo, Elizeu Moreira, o programa é composto por quatro peças, apresenta duas sinfonias, dos compositores italiano e checo, Tamaso Albinoni e Johann Stamitz, respectivamente. “São obras do período Barroco e diferenciam-se por serem divididas em três partes, utilizadas em aberturas de obras mais extensas, como óperas, por exemplo”, ressaltou.

O grupo está se preparando para essa apresentação desde o início do ano. Elizeu explica que a Camerata está com novos integrantes e que, para esses músicos, este será um concerto de estreia. “A Camerata não é um grupo fixo, ela é formada por alunos de instrumentos de cordas que se destacam em outros grupos e, através de audições internas, passam a integrá-la também”, explicou, completando que a Camerata é um grupo orquestral formado por um número menor de músicos. Ao contrário da orquestra sinfônica, não costuma ter todos os tipos de instrumentos – os de corda, sopro e percussão.

O mais comum é que elas tenham apenas um deles. A Camerata de Cordas é composta por violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Ela executa a chamada “música de câmara”, ou seja, música erudita para pequenos espaços.

A realização do Camerata de Cordas é da prefeitura e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com patrocínio do Ministério da Cultura, CCR Nova Dutra e Saint Gobain, e apoio do Instituto Cultural Municipal.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !