RESENDE
A Comunidade do Parque Minas Gerais, na região das Barras, vai ganhar a primeira Unidade de Saúde da Família (USF). A Prefeitura iniciou recentemente os trabalhos, que são realizados por uma empresa especializada. Os serviços no local, que totalizam o orçamento de R$ 617.128,97 oriundos de recursos federais, devem ser concluídos até o primeiro semestre de 2020. Neste intervalo de tempo, está sendo montado o Módulo de Saúde da Família do Parque Minas Gerais para cerca de 600 famílias da região, que hoje são atendidas de forma improvisada um espaço cedido dentro do condomínio Gardênia/Tulipa.
A construção da nova unidade envolve as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano e de Obras e Serviços Públicos. Neste período inicial, está sendo erguido um muro de concreto para delimitar a área do posto de saúde, que chega a 594 metros quadrados. Também já foram instalados tapumes e placas contendo informações sobre as obras. Após a construção do muro, terá início o processo de fundação do terreno.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) destacou que a Unidade de Saúde da Família Parque Minas Gerais é um anseio antigo da comunidade, lembrando que os moradores serão atendidos temporariamente na unidade modular. “O posto de saúde definitivo é uma reivindicação antiga da comunidade, que será realidade em pouco tempo. Será o primeiro posto da localidade. Enquanto isso, os moradores da região recebem atendimento auxiliar, em um espaço provisório cedido pelo condomínio Gardênia/Tulipa, no Parque Minas Gerais. O espaço cedido foi uma medida paliativa do nosso governo, para uma comunidade que não possuía posto e as pessoas precisavam buscar atendimento em locais mais distantes”, disse o prefeito, informando que uma empresa contratada a partir de licitação com recursos próprios, instalou um container ao lado do posto definitivo. “Em breve, o módulo estará disponível para ampliar o acesso da população aos serviços até o término da construção da USF. A Atenção Básica do Município oferece diversos serviços essenciais aos moradores, são eles: clínica médica, pediatria, ginecologia, pré-natal, preventivo, vacinação, entre outros. Para a saúde, não podemos permitir fila de espera nem suspensão das atividades; por isso, trabalhamos de forma incansável para que todos tenham as melhores condições de acesso à saúde”, explicou.
ESTRUTURA
A nova USF, situada na Avenida São João Del Rey, na Fazenda da Barra II, contará com uma estrutura ampla com 315,12 metros quadrados de área construída e moderna. O projeto contempla as seguintes áreas: recepção; farmácia; banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiências; dois consultórios; um espaço de atividade coletiva; salas para as especialidades de ginecologia (com banheiro) e odontologia; cômodos separados para os serviços de imunização, curativo, coleta, inalação e esterilização/estocagem; expurgo hospitalar; almoxarifado; copa para uso interno; sala da administração com banheiro; depósito de material de limpeza; dois banheiros para uso exclusivo de funcionários; pontos de área verde; e módulo de serviço para resíduos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Paulo Gustavo Pereira Bastos, as especificações de construção seguem as normas do governo federal. “Estamos alinhados com as orientações da cartilha do Ministério da Saúde. O projeto é bem moderno e ficará como modelo padrão para as próximas unidades a serem construídas. Teremos janelas mais arrojadas, com estrutura de alumínio de cor preta e vidro temperado. A porta principal será de correr com vidro temperado; já a externa de entrada, de alumínio branco com veneziana ventilada”, reforçou.
EXEMPLO
O prefeito Diogo enfatizou que a unidade servirá de exemplo no Município, ilustrando como será o projeto finalizado. “Vamos colocar pisos na área interna de porcelanato acetinado, na cor cimento queimado, no novo posto. Este tipo de piso proporciona um espaço mais bonito com design moderno e sensação de bem-estar à população, além de facilidade na manutenção da limpeza. A aposta é nos materiais e serviços de qualidade, tais como: tinta acrílica apropriada para áreas internas e externas, mais resistentes e laváveis para a parte de fora; impermeabilização da laje, por exemplo, entre outros detalhes. Estes aspectos fazem a diferença não só na parte estética, mas também na maior durabilidade do patrimônio do Município, o bem público é de todos e para todos”, destaca, informando que a unidade de saúde deve ser um ambiente acolhedor, pois os pacientes buscam prevenção ou tratamentos para doenças e precisam sentir conforto e confiança nestas horas. “O atendimento humanizado é uma das chaves para o sucesso do posto, que desenvolve a Estratégia de Saúde da Família (ESF), por meio de visitas domiciliares. Esta aproximação dos agentes de saúde com a comunidade é fundamental no processo de valorização”, frisou.