BARRA MANSA
A Comunidade de Santo Expedito no Morro do Cruzeiro está em festa e realiza mais uma tradicional comemoração de seu padroeiro. Todos são convidados a participar das celebrações.
O dia de Santo Expedido é celebrado em 19 de abril, mas, devido a Sexta-feira Santa, a comemoração foi adiada, como explica o coordenador da comunidade, Francisco Fonseca. “A comunidade foi fundada em 1981 e, desde então, celebramos o nosso padroeiro. Sábado haverá missa solene às 19h30min e todos são convidados a participar”, destaca o coordenador, acrescentando que a celebração terá a participação da Irmã Poliana.
Hoje haverá celebração da palavra com a comunidade São João Evangelista do bairro Piteiras, às 19h30min. Haverá quermesse após as celebrações. No domingo, haverá feijoada a partir das 11h30min, com música ao vivo. Haverá venda de doces, bebidas e petiscos.
Mártir da fé
Expedito foi mártir da fé, nasceu na Armênia e comandou a 12ª Legião Romana, conhecida como ‘Fulminata’. Essa região foi local de inúmeras perseguições aos cristãos por conta do imperador Deocleciano, responsável por determinar a destruição de inúmeras igrejas e livros sagrados, suspender assembléias cristãs e obrigar a renúncia de todos os cristãos. Enquanto no exército romano levava uma vida de excessos até que um dia teve um encontro com Deus e se converteu. Sendo decaptado por conta de sua fé. É santo das causas impossíveis e urgentes, além de ser patrono dos estudantes.