BARRA MANSA
A comunidade de Nossa Senhora do Amparo, no distrito de Amparo, prepara para este fim de semana Tradicional Festa da Padroeira que completa 190 anos. Toda a programação é gratuita.
A abertura é nesta quinta-feira, às 19h30min com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Henrique. Até domingo, haverá missas, leilão de prendas e gados, shows, procissão além do tradicional almoço da padroeira. A organização é comunidade, com apoio da prefeitura, polícia militar, corpo de bombeiros e com ajuda dos moradores que doam prendas paro leilões e mantimento para o almoço.
De acordo com o coordenador da comunidade, Alan Carlos, a história começou pela fé de um povo que se reuniu naquele vilarejo em 1829, onde rezavam terços e missas na capela. “Ao longo da história muitos foram os desafios, mas a fé e devoção sempre permaneceram firmes. Todos os anos é celebrada a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Amparo no terceiro fim de semana de agosto, que é quando a igreja católica celebra a Solenidade da Assunção de Maria”, explica o coordenador informando que a festa está no calendário oficial do município pela Lei 4132 de 24/03/2013.
Segunda igreja mais antiga de Barra Mansa
A devoção começou em 1829 com uma pequena capela onde o povo rezava o terço e as missas e depois por iniciativa do Barão da época deu início à construção do templo maior que existe até hoje. Foi construída por mão de obra escrava, com barro amassado.
A construção no estilo neoclássico está sofrendo com a degradação do tempo, atualmente a Igreja Matriz está interditada e necessita de restauração. “Foi concluída a obra de restauro do telhado, com doação da Light, porém necessita de recursos para dar continuidade às obras. Tem duas emendas em andamento que estão aguardando liberação. Desde a interdição, a comunidade tem celebrado no salão paroquial”, aponta Alan, informando que a igreja é Patrimônio Histórico tombado desde 2008 através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
O coordenador ainda destaca que existe um empenho muito grande da coordenação da comunidade junto com a Comissão de Patrimônio da Mitra Diocesana em busca de recursos e meios para dar andamento às obras de restauro.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira
19h30min-Missa paroquial com o Bispo Diocesano Dom Luiz Henrique
Coral: Comunidade Santa Cruz e Santa Rita.
Sexta-feira
19h30min-Missa com padre Vanderley Oliveira
21 horas- Show com Ezequiel Silva
Sábado
18 horas- Missa com padre Xavier, participação da RCC.
20 horas- Leilão de prendas oferecido pelos devotos de Nossa Senhora do Amparo
23 horas- Show com Houston Country
Domingo
10h30min- Missa com padre Nilson e coral Kairós
12 horas- Almoço da padroeira
13 horas- Leilão de gados
17 horas- Procissão e missa da padroeira presidida pelo bispo emérito Dom Francisco Biasin
19 horas- Leilão de prendas oferecido pelos devotos de Nossa Senhora do Amparo
21 horas- Show com Leandro Martins
*Todos os dias haverá apresentação dos DJs Leo e Daniel